Engajamento comunitário marca 1º Fórum do Selo UNICEF em Novo Oriente
A Prefeitura Municipal de Novo Oriente do Piauí, em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta quarta-feira (19) o primeiro Fórum Comunitário da edição 2025-2028 do Selo UNICEF. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu representantes do poder público e da comunidade para discutir ações e estratégias que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes.
Durante o encontro, diferentes setores apresentaram diagnósticos, propostas e experiências já desenvolvidas no município, reforçando o compromisso com a garantia dos direitos da infância e da juventude.
Compromisso com políticas públicas para a infância
A articuladora do Selo UNICEF, Suziane, destacou o objetivo central do encontro. “Estamos realizando o nosso primeiro Fórum Comunitário da edição do 2025/2028, hoje viemos procurar políticas públicas para melhorar o desenvolvimento da nossa cidade para nossas crianças e adolescentes, elas que são o patrimônio da nossa cidade, temos sempre que estar atrás de buscar melhorias para que seja cada vez melhor, tanto na saúde, educação, assistência”, frisou.
Ela também ressaltou que o selo é consequência direta do trabalho coletivo. “O selo é só um símbolo, o que faz que ele seja o melhor é a união de todas as secretarias trabalhando, é a melhoria que vem acontecendo na nossa cidade, isso que é o mais importante”, disse.
Avanços e experiência acumulada
O coordenador da educação, Edivaldo Miranda, destacou que o município vive um novo momento em relação ao Selo UNICEF.
“Novo Oriente hoje está vivendo um novo momento, esse primeiro selo conquistado na nossa gestão, Afonso Sobreira, mostra o compromisso com todos os indicadores, tudo aquilo que foi determinado, a gente foi cumprindo ao longo do tempo, o momento esse que a gente está vivendo agora na segunda edição é que a gente agora pode melhorar, o primeiro momento foi uma experiência, era novo, agora a gente já tem experiência naquilo que a gente vai desenvolver, então a tendência é melhorar”, afirmou.
Importância e responsabilidade reconhecidas pelo Legislativo
Para a vereadora e mobilizadora, Jaquelyne Nunes, o selo representa um marco para o município. “É uma responsabilidade muito grande para o nosso município, como também é um orgulho, tanto para mim como para toda a população de Novo Oriente, a gente ter SELO UNICEF, e através do selo a gente sabe que será viável cada dia mais políticas públicas que visam a qualidade de vida, a inclusão, o bem-estar e a proteção de nossas crianças e adolescentes”, destacou.
CMDCA reforça o papel do diálogo e da continuidade
A presidente do CMDCA, Suzana Maria, afirmou que o fórum é essencial para ouvir a comunidade e planejar políticas eficazes. “É um momento muito importante onde se discute propostas, voltada para os adolescentes e para as crianças do nosso município, visando sempre o bem-estar, e também é uma meta do selo, e é isso, a gente está ouvindo agora, discutindo, para que o melhor seja feito pelas nossas crianças”, ressaltou.
Ela também lembrou da responsabilidade de manter as conquistas alcançadas. “Já ganhamos o primeiro e mais difícil ainda é manter, mas graças a Deus a gente está conseguindo e vamos lutar cada vez mais para que tudo seja feito da melhor forma possível”, concluiu.
.