Valença do Piauí, 05 de dez, 2025

Detran-PI projeta impacto em 130 autoescolas após novas normas da CNH

Após a aprovação, nesta segunda-feira (1º), da resolução que acaba com a obrigatoriedade das aulas em autoescola para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a expectativa é de que cerca de 130 autoescolas sejam afetadas no Piauí.

Luana Barradas, diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), informou que a norma entrará em vigor quando for publicada no Diário Oficial da União.

“Ainda não temos data, quem definirá será o Governo Federal. As mudanças devem ter uma aplicação imediata, porém com um curto prazo de adaptação já definido” explicou Luana Barradas.

O presidente da Associação dos Donos de Autoescolas do Piauí, Evandro Ferreira, informou que o setor já teve uma redução no número de empresas e instrutores mesmo antes da resolução. As quedas foram mais acentuadas desde o período da pandemia de Covid-19, em 2020.

“A média de novas matrículas mensais em autoescolas, que antes alcançava os 60, hoje não chega aos 20. Temos relatos de empresas que tinham 19 instrutores e hoje só têm 3” afirma Evandro.

A expectativa da Associação dos Donos de Autoescolas do Piauí, segundo o presidente, é que com as novas regras cerca de 60 empresas encerrem as atividades no estado.

Veja como ficam novas regras

Entre as principais mudanças estão a diminuição da carga horária mínima para aulas práticas e teóricas e o fim do prazo de validade no processo de obtenção da primeira CNH.

No entanto, os candidatos ainda deverão realizar as provas teóricas e práticas. O exame toxicológico também segue obrigatório para as categorias C (veículos de carga); D (transporte de passageiros) e (carretas e veículos articulados).

Fonte; G1 Piaui

0 Comentário