Valença do Piauí, 06 de dez, 2025

Consulplan reúne clientes para orientar sobre mudanças da reforma tributária e temas trabalhistas

A contabilidade Consulplan de Valença do Piauí realizou nesta quarta-feira (03) um encontro com clientes e amigos para apresentar as mudanças tributárias e fiscais decorrentes da nova reforma tributária. Aproveitando a ocasião, a equipe também incluiu no debate a temática trabalhista, destacando direitos, deveres e impactos tanto para empregadores quanto para trabalhadores.

O contador Geovane Vieira ressaltou a necessidade de preparação diante das mudanças.

 “A gente precisa estar preparado, e a contabilidade tem esse papel extremamente importante, que é o papel do planejamento, da consultoria, da orientação, e nós organizamos esse evento hoje com essa proposta, a proposta de está levando para ele, primeiro a informação de que vai acontecer, de que já é fato, a reforma tributária já foi aprovada e já vai estar sendo implementada, e ela envolve todas as empresas de saúde, empresa de prestação de serviço, empresa de comércio, ou seja, todas as atividades foram atingidas por essa reforma, e a desinformação pode levar prejuízo e riscos ao empreendimento”, explicou.

Ao comentar a pauta trabalhista, Geovane destacou a importância da harmonia entre empresa e trabalhador. “A gente trouxe também essa pauta já com essa preocupação tanto de defender o direito do trabalhador, mas também defender as obrigações do trabalhador para que haja uma harmonia entre a empresa e o trabalho, para que a gente possa estar, e sabemos dessa importância que tem o trabalhador, mas para que a gente possa estar dentro dessa sintonia fazendo o empreendimento crescer, e é essa a nossa defesa enquanto consultoria”, frisou.

O contador ainda alertou para uma mudança significativa relacionada aos documentos fiscais.

 “Uma das novidades que ela é também preocupante, que precisa estar acompanhando, é a extinção desses documentos fiscais, nota fiscal de serviço extinta já agora em 2026, e entra outro documento que é uma fatura, quem vai emitir documento agora de prestação de serviço vai ter que emitir uma fatura, fatura fiscal, claro, nota Fiscal do Consumidor também extinta, nós vamos ter uma modalidade nova do documento fiscal. Então isso nós temos que estar preparado para isso, com assessoria dentro da empresa”, disse.

Geovane reforçou que muitos empresários ainda desconhecem as mudanças que virão. “Essas inovações, elas precisam estar sendo debatidas com o cliente, que eu percebi inclusive que muitos deles ainda estão alheio ao assunto, e é nossa responsabilidade, nossa obrigação em estar levando essa mensagem e essa informação para clarear esse cenário de forma que afaste as preocupações para que o empresário possa dar continuidade sem dificuldade nessa transformação que teremos agora em 2026”, pontuou.

A advogada especialista em Direito Trabalhista, Elenilza Silva, também destacou a importância do encontro. “Muito importante essa iniciativa da Consulplan, no sentido de orientar os clientes, orientar a sociedade de Valença em geral, com relação a essas mudanças tributárias e fiscais, e aí aproveitando esse mote também, inseriu essa temática trabalhista, que é uma temática presente em qualquer empreendimento, seja grande, seja pequeno”, ressaltou.

Ela explicou que a falta de orientação adequada pode resultar em prejuízos significativos. “O nosso objetivo aqui hoje foi no sentido de esclarecer, de alertar, com o objetivo de diminuir o passivo trabalhista, muitas vezes por falta da orientação devida, por falta da orientação correta, é uma situação que em início pequeno acaba desaguando em um problema judicial, e aí que vai culminar com um débito considerável”, alertou.

Segundo a especialista, manter relações claras dentro das empresas é fundamental. “É uma relação que é construída no dia a dia, uma relação empresa, empregado, é uma relação que precisa ser satisfeita, saudável e para isso, para que exista essa fluidez, exista essa relação saudável, todos os limites dos direitos e das obrigações precisam ficar muito claro, muitas vezes a empresa acaba sendo guiada por situações de senso comum, situações até que o empregado acredita que tem direitos, e que não tem, então esse esclarecimento, a informação, a conscientização é imprescindível”, reforçou.

Elenilza também chamou atenção para situações que envolvem problemas sociais dentro do ambiente de trabalho, como racismo e assédio.

 “As pessoas não podem esquecer que a empresa tem que cuidar do social também. Então situações de racismo, de assédio moral, de assédio sexual, que infelizmente são comuns na nossa sociedade, acabam se engendrando também em algumas empresas. Então as empresas precisam inclusive estar com olhos abertos para esse tipo de prática nefasta, para essas situações que infelizmente acabam acontecendo, às vezes não apenas de empregador para empregado, mas entre empregados também, e essas situações precisam ser coibidas veementemente”, apontou.

O encontro promovido pela Consulplan reforçou a importância da informação e da preparação para enfrentar as mudanças que entrarão em vigor nos próximos anos, garantindo segurança jurídica, organização e sustentabilidade para os empreendimentos de Valença e região clientes da Consulplan.

.
0 Comentário