Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato é retomada em Novo Oriente com promessa de ampliação em 2026
A Prefeitura Municipal de Novo Oriente retomou neste sábado, 24 de janeiro de 2026, a Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato. O evento, que já se consolidou como um sucesso no município, havia sido pausado no período de fim de ano, retornando agora em janeiro com novas expectativas de crescimento e fortalecimento da economia local.
A secretária municipal de Cultura, Márcia Oliveira, destacou a importância da retomada da feira e a participação crescente de artesãos e agricultores. “Hoje estamos abrindo a temporada 2026 assim, com grande alegria, com os nossos artesãos, com os nossos agricultores, e cada vez vem aumentando e sendo um sucesso cada vez melhor”, celebrou.
Ela também ressaltou o impacto econômico e social do projeto. “É compra e venda, a gente aquece a economia, a gente também dá o vale-brinde, o sorteio, que incentiva cada vez mais os nossos artesãos e também os agricultores a participarem da nossa feira e se beneficiar, assim, movimenta toda a cidade, alegra a população e gera cada vez mais renda”, afirmou.
Márcia Oliveira ainda anunciou a continuidade de outro projeto cultural do município, o Arte na Praça, que será intercalado com a feira. “A gente vai intercalar, com o Arte na Praça, que é outro projeto da Secretaria de Cultura, no dia 13 já tem um convite especial para todo mundo que está nos ouvindo através do portal V1, que a gente faz o Arte na Praça aqui, na Praça Raimundo de Sobreira. Então, sintam-se já convidados. O Arte vai ser voltado para a temporada de carnaval”, anunciou.
O secretário municipal de Agricultura, Eligleiton, comemorou o retorno da feira e reforçou o objetivo do projeto. “É uma alegria muito grande porque a Feira do Artesanato e da Agricultura foi um projeto que a gente criou aqui em Novo Oriente para justamente dar a oportunidade para os agricultores, para os artesãos, para comercializar os seus produtos”, explicou.
Entusiasmado com a feira, o secretário ressalta a venda dos produtos e promete novidades para o evento. “É uma feira que a gente faz, só tem agricultores e artesãos locais e como você está vendo, é uma aceitação muito boa. Quando dá umas 10, 11 horas da manhã, cada um já tem vendido seus produtos, já vai com o dinheiro para casa. E não teria maneira melhor de começar em 2026, e estamos aí com grandes projetos para esse ano”, garantiu.
O presidente da Câmara Legislativa, vereador Toi Velho, também participou do evento e elogiou a iniciativa da gestão municipal. “Estamos aqui hoje na primeira feira do ano 2026, aqui hoje juntamente com os colegas vereadores, o prefeito, isso é a iniciativa do nosso prefeito Afonso Sobreira, juntamente com a secretária de Cultura, secretário Eligleiton de Agricultura, que vem fazendo um belo trabalho na nossa cidade”, elogiou.
O parlamentar ainda falou sobre as melhorias estruturais no prédio da Câmara Municipal. “Estou lá realizando uma obra na Câmara Municipal, uma construção de gabinetes dos vereadores, já está com 40% da obra já feita, e eu creio que o mais tardar, mês de abril, mês de maio, a gente está inaugurando aqueles gabinetes para os vereadores, equipados para poder receber seu eleitores, resolver seus problemas, cada um em seu gabinete particular”, frisou.
O prefeito Afonso Sobreira celebrou o retorno da feira e destacou os resultados do projeto iniciado no ano anterior. “Ano passado, nós iniciamos esse projeto do Feira, a Feira da Agricultura Familiar, uma vez por mês aqui no mercado público, e iniciamos também o Arte na Praça, também que é um sucesso aqui na nossa cidade, e em virtude do Natal, das atividades natalinas, toda a iluminação que teve, as festividades, nós não tivemos a Feira no mês de Dezembro, e agora, para minha felicidade, estamos retornando agora no mês de janeiro, já com a Feira, esse sucesso que todo mundo abraçou”, celebrou o gestor.
O prefeito também comentou sobre a evolução do projeto ao longo do tempo. “Começou de uma forma mais tímida, mas realmente o foco é esse, é trabalhar, trazer os produtos e comercializar. Então tem alguns que fazem exposição, mas fizeram lá no começo, mostrando o seu potencial, e aí como as vendas foram melhorando, o pessoal que traz realmente é para vender”, afirmou.
Por fim, Afonso Sobreira destacou a conquista de um selo de certificação para os produtos comercializados. “A gente trabalhou muito e conseguiu esse selo para que a gente possa certificar esses produtos. Então esse produto pode ser comercializado aqui na nossa cidade, mas pode ser comercializado em qualquer lugar. São esses passos que a administração dá que venha facilitar a vida do produtor, dando uma segurança para o consumidor e também ensinando, mostrando e cobrando melhores práticas do produtor”, frisou.
A retomada da feira marca o início da programação de 2026 e reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar, do artesanato local e da geração de renda para a população de Novo Oriente.