Prefeitura de Francinópolis lança Programa de Combate ao Tabagismo
A Prefeitura de Francinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, realizou nesta quarta-feira (28) o lançamento do Programa de Combate ao Tabagismo. A iniciativa é um projeto piloto voltado à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida da população, com foco em pessoas que desejam abandonar o vício do cigarro.
A médica Gabrielly Campêlo, uma das profissionais responsáveis pelo acompanhamento dos participantes, explicou o perfil do público atendido. “São pessoas que já são tabagistas a longo prazo, fumam uma carga de cigarro bem grande durante o dia, e que está prejudicando o dia a dia deles e eles aparentam pra mim em conversas que estão bem determinadas a parar de fumar”, contou.
Ainda segundo a médica, os danos causados pelo cigarro são severos e atingem diversos órgãos do corpo humano. “O tabagismo causa a maioria dos cânceres que nós temos no nosso corpo e diversas outras doenças no pulmão”, alertou.
O programa iniciou com um grupo reduzido para possibilitar um acompanhamento mais próximo. “Estamos começando com esse grupo de 15 pessoas exatamente pra fazer esse treinamento, esse início. É um projeto piloto, nós começamos com 15 pessoas também para conseguir fazer um acompanhamento de perto de cada paciente”, explicou Dra. Gabrielly Campêlo.
A secretária municipal de Saúde, Edilene Campêlo, destacou que o projeto é fruto de uma articulação com o Ministério da Saúde. “A gente foi atrás desse programa, é um programa do Ministério da Saúde, treinamos médicos, treinamos enfermeiros, toda uma equipe, e estamos iniciando esse plano piloto para que eles consigam se livrar desse vício”, destacou.
Ela reforçou ainda que a proposta envolve uma atuação integrada de vários profissionais. “Esse projeto é muito complexo, ele é todo treinado, ele é um projeto que vem com medicação, vem com acompanhamento, com oficinas, então a gente tem toda a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, formada pelo médico, pelo enfermeiro, pelo psicólogo, pela equipe de atenção básica para que a gente possa realizar essas ações com eles”, frisou.
Entre os participantes está a senhora Glória, que decidiu enfrentar o desafio de abandonar o cigarro. “É uma luta que eu também vou enfrentar, por ser fumante também. Vamos vencer com fé em Deus”, falou.
Ela relatou como começou a fumar ainda na adolescência. “Começou bem cedo, na minha adolescência, tinha umas pessoas que trabalhavam com a minha mãe na roça, quebrando coco, coco babaçu, aí eu sempre via elas fumando e acabei aprendendo também, e daí pra cá nunca mais consegui deixar, largar”, contou dona Glória, que chega a consumir uma carteira inteira por dia.
Agora, com o apoio do programa, ela demonstra esperança em vencer o vício. “Eu vou conseguir vencer junto com os colegas e espero também que todos continuem, não desistam jamais dessa luta porque é difícil, mas espero em Deus que tudo dê certo.”
A coordenadora da Atenção Básica, Laís, adiantou que a expectativa é ampliar o número de atendidos nos próximos meses. “A gente está iniciando agora com esses 15 pacientes, posteriormente a gente vai ampliar o programa para todos os postos de saúde, tanto Centro, Malhada Vermelha e Chapada do Brejo. Então, é um projeto muito importante, vai melhorar bastante a qualidade de vida da população”, afirmou.
Com o lançamento do Programa de Combate ao Tabagismo, a Prefeitura de Francinópolis demonstra compromisso com a saúde pública, investindo em ações preventivas e no cuidado integral aos moradores do município.