Prefeitura de Valença realiza triagem para mutirão de cirurgias de catarata no município
A Prefeitura de Valença do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (04) a triagem de pacientes para realização do mutirão de cirurgia de catarata executado pelo município. A ação aconteceu no posto de saúde da Barrinha e teve como objetivo selecionar e avaliar os pacientes que serão submetidos ao procedimento cirúrgico nos próximos dias.
De acordo com o oftalmologista Bruno Queiroz, o mutirão tem grande relevância diante do envelhecimento da população.
“É um mutirão extremamente importante, a catarata não se trata de uma doença oftalmológica, se trata de uma degeneração que é da idade, todas as pessoas vão ter. Então, à medida que a nossa população no país como um todo está envelhecendo, o problema é cada vez mais frequente, cada vez mais comum. Então, esse tipo de mutirão é muito bom porque ele traz até a cidade a oportunidade de operar pacientes que estão aí na fila”, explicou.
O especialista destacou ainda que muitos pacientes aguardavam há bastante tempo pelo procedimento. “Hoje nós já fizemos uma parte da triagem, tem pacientes aí que já estão há dois anos aguardando uma cirurgia de catarata, tentando uma regulação para a capital e aí a gente vai vir agora para fazer 250 cirurgias de catarata. Então, é oportunidade de ajudar bastante gente que está precisando e que está aguardando há bastante tempo”, afirmou.
Segundo ele, o município também está atendendo pessoas que não conseguiram realizar o procedimento em mutirões anteriores.
“Tem um mutirão do estado, ele passa por algumas grandes regionais, Valença já foi prestigiada com esse mutirão algumas vezes e hoje o mutirão do município que é pra pegar alguns pacientes que não conseguiram ser operados nos mutirões anteriores e que hoje a gente vai conseguir zerar essa fila do município”, ressaltou.
Entre os pacientes atendidos durante a triagem estava Jaciel, que elogiou o serviço oferecido. “O atendimento pra mim foi 100%, fui bem atendido, bem organizado, até agora eu não tenho o que falar, não”, disse. Ele explicou sua condição clínica: “Eu tenho glaucoma em alto grau e catarata, aí eu tenho que fazer todos os exames, fazer a reciclagem, fazer tudo pra poder saber qual é o meu problema, se vai operar ou não”.
O paciente também destacou a importância da ação para a população de baixa renda. “Eu só tenho que bater palmas, elogiar mil porcento, porque isso aqui precisa demais, tem gente que não tem condição de fazer um exame desse, de fazer uma cirurgia dessa, de pagar uma consulta dessa, a prefeitura está de parabéns”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Rafaella Sampaio, ressaltou que o mutirão representa um avanço importante para a saúde pública do município. “A gente fica muito feliz em ver a saúde do nosso município avançando cada vez mais, é um investimento do prefeito Marcelo Costa que vê a necessidade da nossa população, ou seja, nós estamos indo além do que nós temos para o município, estamos indo buscar mais, como ele conseguiu essa emenda parlamentar, que está concedendo hoje, sexta, sábado e domingo, em torno de 250 cirurgias, contemplando a nossa população”, destacou.
Ela reforçou que o foco da ação é alcançar quem mais precisa. “Que realmente a gente possa cuidar de perto dessas pessoas que precisam, que estão lá na ponta, que não têm tanta acessibilidade, é isso que nós estamos fazendo com que os serviços de saúde realmente cheguem a quem mais precisa”, enfatizou.
Segundo a secretária, a fila de espera por cirurgias deve ser praticamente zerada. “Nós tínhamos em torno de 170 pacientes na fila de regulação, então olha que alegria nós pudermos praticamente zerar essa fila, talvez algum paciente ou outro por um motivo superior não possa comparecer, que a gente sabe que isso acontece, mas de 170 pacientes da fila de regulação estiverem aqui 150 e os outros de demanda espontânea como nós abrimos para todos virem para serem avaliados, então com certeza em torno de 200, 250 pessoas serão atendidas, no total serão 250 cirurgias realizadas”, garantiu.
Rafaella Sampaio também destacou a importância do acompanhamento após o procedimento cirúrgico. “A questão do pós-operatório é importantíssima, só que depende muito do paciente e das orientações que são dadas aqui, quando é algum paciente que tem algo mais particular, que com sete dias, com dez, precisa ali ser reavaliado, a equipe tem essa conduta e eles já deixam tudo resolvido para dar esse suporte”, frisou.
Com a realização do mutirão, a Prefeitura de Valença do Piauí busca reduzir a fila de espera por cirurgias oftalmológicas e devolver qualidade de vida aos pacientes, garantindo acesso gratuito a um procedimento essencial para a saúde visual da população.