Valença do Piauí, 07 de fev, 2026

Proteção de crianças no ambiente digital é prioridade, afirma deputado Átila Filho

Definido como novo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia na Câmara dos Deputados, o deputado federal Átila Filho (PP) afirmou que uma das principais missões  à frente do colegiado será conduzir o debate sobre o avanço do uso de telas e da inteligência artificial, com foco na proteção de crianças, na saúde mental e no mercado de trabalho, sem comprometer a produtividade e o desenvolvimento econômico.

Átila Filho destacou que a indicação representa uma responsabilidade política e institucional, diante do alcance transversal dos temas tratados pela comissão.

“ Esse assunto hoje permeia todos os segmentos da sociedade, no conhecimento, no agronegócio, na agricultura, no comércio, na escola, no trabalho e em toda a vida. É um tema que exige regulamentação da inteligência artificial, mas sempre com cautela, porque precisamos preservar o emprego, a saúde mental, as crianças e o mercado de trabalho. É necessário buscar produtividade e inovação, inclusive na saúde, mas com cuidado com o ser humano, para que possamos avançar e aprovar legislações importantes para o Brasil”, afirmou.

O parlamentar também avaliou a primeira semana de retomada dos trabalhos legislativos, destacando a aprovação de matérias consideradas prioritárias pelo governo federal. Segundo ele, a Câmara teve participação direta em projetos de impacto social, como o programa Gás do Povo, além de propostas voltadas à educação e à expansão da rede federal de ensino.

“A semana foi muito importante com a aprovação do Gás do Povo, uma matéria que vai beneficiar cerca de 15 milhões de famílias, alcançando quase 40 a 50 milhões de pessoas. Foi um projeto de autoria do governo federal, do presidente Lula, com participação efetiva da Câmara dos Deputados. Também tivemos a oportunidade de relatar um projeto da educação, que criou 25 mil cargos para professores, viabilizando a implantação de 100 institutos federais”, declarou.

Átila Filho comentou ainda o avanço das discussões sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, destacando que o pedido já reúne assinaturas suficientes e aguarda definição da presidência do Congresso. “A CPMI já foi protocolada e tem assinaturas suficientes, mas existe uma fila de comissões em andamento. Há uma regra que limita o funcionamento simultâneo a até cinco CPIs, e o presidente Hugo deve se manifestar em breve sobre a instalação dessa comissão”, concluiu.

Fonte: cidadeverde.com

0 Comentário