Valença do Piauí, 08 de fev, 2026

Novo pároco é empossado na Igreja de Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença do Piauí

A Igreja de Nossa Senhora do Ó e Conceição, em Valença do Piauí, viveu um momento histórico e de grande emoção na noite deste sábado (7), às 19h, com a posse do novo pároco. A celebração reuniu um grande número de fiéis de Valença, Teresina, Picos e outras cidades da região, que lotaram a igreja para acompanhar o início da nova missão pastoral.

A Santa Missa foi presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Teresina, o valenciano padre Amadeu Matias, e contou com a presença do vigário forâneo Daniel Rodrigues, além de diversos padres da Forania Rural 2, autoridades religiosas e membros da comunidade católica.

Durante a celebração eucarística, foram realizados os ritos de posse, que se estenderam por toda a cerimônia, incluindo a leitura do decreto de nomeação, o recebimento oficial do novo pároco, a profissão de fé, o recebimento do Evangeliário, a renovação das promessas sacerdotais e o recebimento das chaves do sacrário. Em seguida, o sacerdote dirigiu-se à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Ao final, foi realizado o juramento de fidelidade e, oficialmente, o novo pároco foi declarado empossado pelo vigário geral.

O vigário geral padre Amadeu Matias destacou a importância da continuidade do trabalho evangelizador na paróquia.

“Nós ficamos muito agradecidos porque a evangelização, ela é fundamentalmente para apresentar Jesus o Padre é um instrumento. Então um Padre passa uma temporada animando o povo e aí vem um outro Padre, não para começar tudo de novo, mas para dar continuidade a esse processo de evangelização”

Ele também relembrou sua passagem por Valença.

“Aqui eu cheguei novinho, com 26 anos de idade, vivi aqui poucos anos, mas foram anos muito marcantes e já se vão 36 anos depois da minha passagem por aqui mas guardo sempre com carinho tantas pessoas com as quais partilhei a fé nesta paróquia vivendo os grandes momentos de Nossa Senhora, dos passos de Nosso Senhor, da festa do Divino de todos os movimentos que nós aqui desenvolvemos durante aquele tempo”

“Fico contente de estar hoje aqui, nesta condição de representar o arcebispo, dando a mim esse contentamento de no altar da Igreja de Nossa Senhora do Ó e Conceição, presidir a Santa Missa, como que reavivando, rememorando a minha história de vida, que é também a história de felicidade de um amigo de Cristo, que tem tido a graça dada por Nosso Senhor de ser fiel esses anos todos”

O vigário forâneo Daniel Rodrigues ressaltou o clima de unidade entre os sacerdotes presentes.

“Eu sou coordenador dessa forania e é um momento muito especial, os padres também presentes todos aqui, mostrando também essa unidade, né a presença do vigário forâneo, que sou eu, e dos padres da nossa Forania Rural 2, representa essa comunhão e a acolhida ao irmão que está chegando. Que ele chega para somar para trabalhar juntos”

O padre Antônio Rodrigues falou sobre o início da nova caminhada pastoral em Valença do Piauí.

“Eu sei que é a mesma fé, a mesma igreja, o mesmo Cristo, o mesmo Deus, mas não deixa de ser um pouco diferente, uma nova caminhada, tem que mexer com uns esquemas pensantes para poder a gente caminhar melhor e eu vim aqui, como eu falei, para somar, para unir, para celebrar e com essas mãos, Deus, através de mim, santificar esse povo tão bonito tão belo e tão cheio de fé”

Ele também destacou a presença de fiéis de outras cidades.

“Veio o pessoal de Teresina, onde eu trabalhei, minha primeira paróquia de São Francisco, no bairro Junco, da minha cidade natal também veio uma boa representação. Então me sinto feliz e às vezes eu fico percebendo que realmente por onde eu passei eu deixei saudade. Quando eu saí de casa eu tinha dezoito anos para estudar meu pai disse assim para mim, por onde passar, procure deixar saudade e não alívio”

Por fim, deixou uma mensagem de fé e fraternidade à comunidade valenciana.

“A mensagem, pode dizer, não é minha, mas é de nosso bom Deus, especialmente de Cristo. Amar uns aos outros como eu vos amei. Essa é a mensagem, pode até dizer-se nova, mas é do ensinamento de Jesus Cristo, amar uns aos outros como ele amou, não como a gente ama, porque às vezes a gente não ama. Então essa é a mensagem, vamos caminhar com amor, com respeito e com muito carinho”

0 Comentário