Valença do Piauí, 21 de fev, 2026

Valenciano Seu Praça recebe título de Patrimônio Vivo do Piauí em solenidade no Palácio de Karnak

O valenciano Plácido Martins de Santana, mais conhecido como Seu Praça, recebeu em cerimônia realizada no dia 11 de fevereiro, no Palácio de Karnak, o certificado de mestre reconhecido pelo Registro do Patrimônio Vivo do Piauí (RPV). Natural de Valença do Piauí, ele passa a integrar o seleto grupo de mestres da cultura popular do estado.

O Piauí conta com 70 representantes registrados como Patrimônio Vivo, entre indivíduos e grupos culturais. O Registro de Patrimônio Vivo (RPV) tem como finalidade preservar e reconhecer os modos de fazer, técnicas e saberes da cultura tradicional e popular do Piauí. O programa oferece apoio financeiro a mestres e grupos que, por meio de suas atividades e projetos, garantem a continuidade e a transmissão das expressões culturais do estado.

Em entrevista ao Portal V1, o mais novo Patrimônio Vivo do Piauí, Seu Plácido, falou sobre a emoção de receber o reconhecimento.

“Foi muito bom, gostei, para mim foi tudo na vida, nunca imaginei isso. A Felicidade foi uma das quadrilhas mais sofredoras, foi a nossa e agora estou reconhecido no mundo todo”, comemorou a conquista do título.

Ao destacar a importância da continuidade do seu trabalho cultural, o homenageado ressaltou: “Tô agradecido, que graças a Deus tá contando, que nós temos a quadrilha, eu só paro quando eu morrer, mas as filhas e as netas ficam”, falou se Plácido que acredito que seu legado será dado continuidade.

A filha do seu Praça, Eronildes, também celebrou a conquista e destacou a importância do reconhecimento para toda a família e para o grupo cultural

“Nós todos aqui estamos muito felizes por esse reconhecimento, só foi vitória, só tenho que agradecer em primeiro lugar a Deus e todo mundo que torceu por nós, muito feliz mesmo, nós só temos que agradecer ao público da quadrilha Felicidade, meus dançarinos e dançarinas, e agradecer os pais, as mães e todos que participam desse grupo”, disse a filha do seu Praça, Eronildes.

Ela ainda ressaltou o legado construído ao longo dos anos pelo pai e pela família. “Eu agradeço também meu pai, Plácido, que foi um guerreiro dessa tradicional quadrilha, a minha mãe, era ela e meu pai, Plácido e eu agora organizando, meu filho Paulo, que espero em Cristo que nesse ano ele vai ser um animador, que ele ama a felicidade”.

Fragmento biográfico sobre a trajetória cultural do homenageado, escrito pelo historiador Antônio José Mambenga

Plácido Martins de Santana, mais conhecido como Seu Praça, nascido em 4 de março de 1944. É um verdadeiro guardião da cultura popular em Valença do Piauí. Ele adquiriu conhecimento e referência através da observação constante da natureza e das manifestações culturais existentes. O som da sanfona, do pandeiro e do triângulo, por ocasião das festas juninas, o inspiraram a se destacar como exímio dançarino de quadrilhas juninas.

Foi aí que Seu Praça enveredou para a cultura popular, criando há quase 50 anos a quadrilha Felicidade em Valença do Piauí. Seu Praça é um exemplo vivo da importância da cultura valenciana, mostrando que tradição e criatividade podem caminhar juntas. Ele é referência da cultura popular e sua contribuição para a preservação das tradições é inestimável. Com sua quadrilha Felicidade, ele continua a inspirar novas gerações a valorizar e preservar a cultura popular, garantindo que as tradições sejam mantidas vivas para sempre. Sua obra é um legado para a posteridade.

0 Comentário