Valença do Piauí, 21 de maio, 2026

Reforma Tributária e inteligência artificial tornam sonegação cada vez mais difícil, alerta CDL de Valença

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Valença do Piauí, Gilberto Barbosa (foto), destacou a importância da reunião realizada nesta terça-feira (19), na agência da Caixa Econômica Federal, com a participação de representantes da CDL, contadores e da gerência da instituição financeira.

O encontro teve como principal pauta as mudanças trazidas pela Reforma Tributária, que em 2026 passou a implementar alterações significativas no sistema de arrecadação, com a unificação de tributos e um modelo de fiscalização cada vez mais automatizado e em tempo real.

Segundo Gilberto Barbosa, a reunião foi fundamental para alertar empresários e profissionais da contabilidade sobre a necessidade de manter as obrigações fiscais em dia.

“Foi uma reunião altamente importante, como reconheceram todos os contadores, a gerência da Caixa e nós da CDL, que provocamos esse encontro para conscientizar sobre a velocidade com que a economia funciona hoje. O objetivo foi mostrar às empresas e aos contadores a responsabilidade que cada um tem no cumprimento das obrigações fiscais. Não há mais como ludibriar o Fisco”, afirmou.

Gilberto ressaltou que a regularidade fiscal é um fator decisivo para que as empresas tenham acesso a crédito e melhores condições de negociação com as instituições financeiras.

“Só assim a empresa consegue ter uma carta de crédito, uma linha de financiamento e condições melhores para negociar com os bancos. Com o nome limpo, tudo fica mais fácil. A gerência da Caixa deixou isso muito claro. Não adianta achar que é possível esconder nota fiscal ou deixar de pagar impostos. Isso não funciona mais”, alertou.

Para o dirigente lojista, o avanço da tecnologia e o uso de ferramentas como a inteligência artificial tornam o sistema de fiscalização ainda mais eficiente, exigindo maior responsabilidade dos empresários.

“Hoje nós estamos na linha de crédito, hoje nós estamos no ambiente virtual. E, no mundo digital, já contamos com a inteligência artificial. Então, não tem mais como fugir. Vamos trabalhar corretamente, porque só assim a gente pode crescer.”

0 Comentário