Valença do Piauí, 27 de dez, 2024

SENADOR JVC Fala de Educação e Enaltece Festival na Tribuna do Senado.

O senador João Vicente Claudino fez um discurso na tribuna do Senado Federal, nesta quarta-feira (08) enaltecendo a realização do III Festival Sucesso de Quadrilhas. O senador disse ter ficado emocionado com a grandeza do festival “foi uma festa impressionante” observou. Ele citou os nomes de autoridades como: Joaquim Filho, Josilene Marinho, Pedro Ribalta, Gilmar Barbosa, Ielva Melão, Tico Adriano, Jeová Machado, Salete Lima Verde e Rubens Alencar. Antes o senador fez um discurso pregando maior participação da união no financiamento da educação básica CONFIRA.      

“Não teria chegado a hora de o governo federal superar as funções supletivas que até agora desempenha e assumir, concreta e objetiva, o papel de grande financiador da educação básica?”. Essa foi a sugestão de debate que o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) trouxe para o Plenário na noite desta quarta-feira (8). Ele disse que não considera justo deixar para os governos estaduais e prefeituras municipais a responsabilidade integral sobre a oferta de uma educação básica que prime pela qualidade e pela inclusão social.

Na avaliação do senador, estados e municípios não têm condições de aumentar sua participação no financiamento das redes escolares públicas. Por isso, ele defendeu o estabelecimento de uma espécie de pacto republicano com prazos e metas consensualmente definidos, de modo a promover uma revolução no cenário educacional brasileiro. Ele sugeriu, por exemplo, uma década de prazo para um salto qualitativo na educação a partir do investimento de volumosos recursos financeiros federais.

– Que se aprimorem os instrumentos de avaliação. Que as cobranças sejam feitas. Que as metas e os prazos sejam fiscalizados. Mas que, para que tudo isso ocorra, a União transfira a estados e municípios o dinheiro que deles recolhe. Sem isso, estaremos condenados, no máximo, a conviver com paliativos, bons certamente, mas insuficientes. O Brasil merece muito mais que isso – afirmou João Claudino.

Fonte: agência senado.

0 Comentário