Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

Aroazes completa 63 anos e historiadora Marta Araujo destaca fatos históricos do município

Parabéns, Aroazes! Aroazes, hoje completa 63 anos de Emancipação Política, a sua fundação provém dos primeiros habitantes, os indígenas aruás os quais não temos conhecimento de quando se estabeleceram, as referências pesquisadas nos mostram que os primeiros contatos do homem colonizador com os indígenas Aruás se deram no século XVII.

Os primeiros vestígios da padroeira da cidade de Aroazes, Nossa Senhora da Conceição, historiado de 1693, uma missa celebrada pelo jesuíta Miguel de Carvalho.

A secularização do santuário de nossa senhora da Conceição se faz presente na cidade de Aroazes há quase 4 séculos, sendo reconhecido e decretado santuário de nossa senhora da Conceição pelo arcebispo metropolitano e emérito Dom Jacinto Furtado, essa conquista é trabalho do doutor Kayk Brandão que ama nossa história e nossa cidade.

Durante esse tempo Aroazes passou por vários ciclos históricos, no século XVII: o centro militar com os bandeirantes e as primeiras missas para os primeiros habitantes, os povos indígenas, século XVIII a revolta de madu ladino que abalou o sertão do norte do Piauí, as missões dos Jesuítas, a construção do primeiro templo católico, a catequização dos indígenas, visitas de autoridades importantes, a construção e organização do povoado missão, a chegada do coronel Luiz Carlos Pereira de Abreu Bacelar, a demolição desse primeiro templo católico e a destruição do povoado devido às guerras contra os indígenas, segundo Mendonça e Albuquerque o povoado ficou somente com os resquícios. Nesse mesmo século, se deu o desaparecimento do coronel Luiz Carlos Pereira de Abreu Bacelar em 1811, a reconstrução do Povoado Missão, sendo construído o segundo tempo católico em 1849.

No século XIX o decreto do povoado reconhecido como vila e a emancipação da cidade de Aroazes, que hoje completa 63 anos. A cidade de Aroazes com toda essa importância e riquezas de informações resgatadas e pesquisadas pelo professor e desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, professor Lossian e professora Marta. Parabéns a todos os aroazenses por sermos habitantes dessa linda cidade.

Não podemos ignorar, discriminar ou desvalorizar a nossa história, essa história que estava adormecida e hoje anseia pela sua divulgação. Necessita ser aceita, construir o centro histórico de Aroazes e o santuário de Nossa Senhora da Conceição. Aroazes têm raízes para o foco turístico. Quem ama Aroazes ama a sua história. Historiadora e escritora da história de Aroazes. Livro Pilares de Aroazes.

Professora Marta.

0 Comentário