Valença do Piauí, 22 de jan, 2026

Câmara de Novo Oriente aprova criação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo

A Câmara de Vereadores de Novo Oriente do Piauí aprovou nesta segunda-feira (28), durante a quinta sessão ordinária, o projeto que cria a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. A proposta de autoria do vereador Nonato do PT, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa.

Inicialmente apresentada como um projeto indicativo, uma vez que envolve criação de despesas, competência exclusiva do poder executivo, a proposta foi acolhida pela prefeitura, que encaminhou o projeto de lei à Câmara para oficializar a iniciativa.

Durante a discussão do projeto que institui oficialmente a Semana de Conscientização do Autismo em Novo Oriente, o autor da proposta, vereador Nonato do PT, agradeceu aos colegas pelo apoio e ressaltou a importância da medida para a população.

“Quero aqui hoje agradecer a cada um dos meus colegas vereadores, vereadoras, que aprovaram esse nosso requerimento para que criasse no município de Novo Oriente o projeto de lei que cria a Semana da Conscientização do Autismo, e hoje o projeto volta a essa casa como projeto de lei enviado pelo poder executivo para que nós, hoje aqui, pudéssemos aprovar esse projeto”, pontuou.

O parlamentar destacou ainda que a proposta surgiu da observação direta das necessidades da comunidade local, especialmente das famílias com pessoas dentro do espectro autista.

“Nós vimos muito a necessidade de trazer para cá essa discussão da criação da Semana de Conscientização do Autismo pela necessidade de muitas famílias […]. Graças a Deus, hoje, com a aprovação de cada um dos nossos colegas vereadores, se tornará um projeto de lei que anualmente nós vamos estar comemorando a Semana da Conscientização do Autismo. Então, fico aqui satisfeito, feliz por esse projeto hoje estar aqui porque há necessidade realmente, como diz no projeto, dessa classe ter os seus direitos, os seus benefícios realmente praticados pelo município”, afirmou.

O vereador finalizou sua fala reafirmando o compromisso com a causa. “Nós vamos estar acompanhando, nós vamos estar vendo de perto toda essa necessidade que essas pessoas realmente têm o direito. Então, eu fico aqui feliz por isso e dizer da nossa satisfação e que Deus nos abençoe e vamos realmente fazer esse trabalho realmente acontecer”, disse o parlamentar.

Com a aprovação definitiva, o município de Novo Oriente passa a contar com um período oficial no calendário para promover ações de informação, conscientização e inclusão voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

0 Comentário