Valença do Piauí, 22 de jan, 2026

Campus da UESPI em Valença voltará a funcionar de forma presencial, confirma governador

O governador Rafael Fonteles confirmou, nesta terça-feira (20), o retorno do campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Valença do Piauí com funcionamento presencial, reforçando um anúncio feito ainda em outubro do ano passado, durante sua participação no projeto Diálogos pelo Piauí, realizado no próprio município.

A confirmação foi feita durante a solenidade de posse do novo reitor da UESPI, Paulo Henrique Pinheiro, e da vice-reitora Fábia Buenos Aires. Na ocasião, o governador anunciou a reabertura de quatro campi presenciais da universidade: Valença, Paulistana, Barras e União, ampliando de 12 para 16 o número total de campi presenciais da instituição no estado.

Segundo Rafael Fonteles, a medida faz parte de uma estratégia de expansão do ensino superior presencial, voltada para regiões com maior demanda educacional e potencial de desenvolvimento econômico e social.

“É bom lembrar que nós temos a Universidade Aberta do Piauí, parceria com a Universidade Estadual, mas também com outras instituições de ensino superior, que leva o ensino a distância para os 224 municípios. Esse já é um legado consolidado da gestão do governador Wellington Dias. E nós estamos sentindo agora a necessidade de expandir os presenciais em algumas macrorregiões ou mesorregiões”, destacou.

O governador explicou ainda que a proposta segue o princípio de garantir que cada um dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí conte com, pelo menos, um campus presencial da UESPI, alinhando a formação acadêmica às demandas do mercado de trabalho e às vocações regionais.

Sobre a estrutura necessária para viabilizar a expansão, Rafael Fonteles confirmou que haverá novas contratações de professores e servidores, mas de forma gradual e planejada.

“Certamente faremos novas contratações ao longo do período, com muito cuidado e cautela, atendendo ao que é realmente necessário para a comunidade acadêmica dentro desse projeto de expansão. A ideia é não apenas garantir todas as disciplinas, mas também ampliar a oferta de cursos de forma gradativa”, afirmou.

Embora não tenha anunciado um prazo oficial para a retomada das atividades presenciais nos novos campi, o governador garantiu que a formalização da medida deve ocorrer em breve, consolidando o retorno definitivo da UESPI presencial a Valença, uma demanda histórica da comunidade acadêmica e da população da região.

Colaboração: Portal O Dia

0 Comentário