Carnaval 2026 de Valença é encerrado com arrastão e programação para todos os públicos
Com muita folia e diversão, o carnaval 2026 de Valença do Piauí concluiu nesta terça-feira (17) sua última noite de atrações. Para a alegria dos foliões, a gestão municipal encerrou a programação com mais um arrastão percorrendo o corredor da folia até o terminal rodoviário, seguido com apresentação de bandas. Já para os mais tradicionais, o espaço Zé da Chica garantiu o som das marchinhas, mantendo viva a essência do carnaval popular.
O secretário de Cultura, Leilivan Martins, avaliou positivamente o evento, destacando a tranquilidade e a diversidade da programação. “Primeiro pela tranquilidade, pela forma como foi que está sendo conduzido o nosso carnaval até hoje, que é a quarta-noite, e o mais, pela nossa vasta programação que a Valença do Piauí faz para abraçar o carnaval e agradar todos os públicos e todos os gostos”, destacou.
Ao fazer um balanço das atividades realizadas desde o início da festa, o gestor relembrou os principais momentos.
“Nós tivemos o Corso, juntamente com o arrastão dos blocos, que foi um sucesso no sábado, mesmo com muita chuva, mas a população compareceu. Iniciamos também o tradicional carnaval de espaço Zé da Chica, que iniciou no sábado, o baile popular, no terminal rodoviário, também no sábado. No domingo nós tivemos o carnaval das crianças, um matinal, todo especial, muitas crianças compareceram, foi um carnaval da família, continuamos com as concentrações, os melas-melas dos blocos”, disse.
Sobre a programação musical, Leilivan Martins destacou a presença de atração nacional e a participação popular.
“Segunda-feira, ontem, nós tivemos uma atração nacional, que foi o Yrlan Costa, agradecer também todas as bandas que tocaram, foi casa cheia, misto de alegria, dizer que mais uma vez nós entregamos o melhor carnaval do Vale do Sambito, por que não dizer do estado do Piauí? O carnaval é do povo, o carnaval é dos blocos, é das pessoas que organizam e faz acontecer”, afirmou.
Ele também ressaltou o apoio da gestão municipal para a realização da festa. “A gente depende e precisa também do apoio do nosso gestor, do nosso prefeito municipal Marcelo Costa, que tinha, como eu disse, tinha todos os motivos, assim como 90% das prefeituras do Piauí cancelaram, ele tinha esse motivo para cancelar, mas ele não, ele acredita que o carnaval é tradição, o carnaval de rua é uma das maiores manifestações culturais, folclóricas e popular do Brasil e a gente não poderia perder essa identidade e ele acreditou. A gente fez com o planejamento, com os pés no chão”, pontuou.
O secretário reforçou ainda o caráter democrático da programação. “É um carnaval alegre, é um carnaval para as famílias, é um carnaval para a juventude, é um carnaval também para as pessoas da terceira idade, é um carnaval para toda a Valença, para o Vale do Sambito, para a Micro e Macro região. A gente tem certeza que foi um dos melhores carnavais”, enfatizou.
A secretária de Comunicação, Mauricelia Sousa, destacou a decisão da gestão em manter a tradição carnavalesca no município.
“O Carnaval Terra Feliz 2026 foi um orgulho para o nosso prefeito Marcelo Costa, que apesar de ter decidido fazer o Carnaval já com um período bem avançado, porque eu gosto de sempre de lembrar que nós incluímos o nosso calendário cultural à festa do dia 26 de dezembro, fechando o ano, então assim, ficou muito próximo ao Carnaval e a gente tinha também um decreto em que o prefeito ficou naquela indecisão se faria ou se não faria, mas como ele sabe que é uma tradição do nosso povo, que Valença, respira nesse período festivo, é alegria contagiante, então ele resolveu dar continuidade a essa festa que é o Carnaval em Valença do Piauí”, explicou.
Por fim, ela ressaltou o aspecto cultural e afetivo do evento para a população. “Nesse período os filhos de Valença retornam a casa, se você perceber, lá no Zé da Chica eu estive visitando, lá é um encontro dos filhos de Valença, lá você consegue encontrar seus amigos que moram fora, que estavam ausentes por algum tempo. Então assim, é um período também de reencontro, de resgate da cultura e de viver essa alegria do Carnaval”, concluiu.