Valença do Piauí, 07 de dez, 2025

Céu cinzento e ar pesado: queimadas castigam Valença e municípios vizinhos

A cidade de Valença do Piauí e os municípios vizinhos estão sofrendo com as altas temperaturas típicas do B-R-O BRÓ. Junto ao calor extremo, as queimadas agravam ainda mais a situação da população. Nesta quarta-feira (15), o município foi tomado por uma densa fumaça causada por incêndios de grandes proporções que ocorreram simultaneamente em várias regiões da cidade.

O Portal V1 conversou com o vice-coordenador da Brigada Municipal, Alexandre Nunes, que relatou a intensidade das ocorrências neste período crítico.

“A gente tem atuado aí nesse período do B-R-O BRÓ em várias ocorrências de incêndio, e hoje aqui no nosso município a gente está com três cabeças de fogo, que a gente chama, que é uma na Barrinha, que é próximo da cidade, e os outros dois são no interior do município”, disse.

O brigadista também reforçou que o decreto que proíbe qualquer tipo de queimada foi prorrogado por mais um mês, com o objetivo de conter os incêndios. “O decreto agora que valeu até dia 14 de outubro, ele foi prorrogado por mais um mês, para ver se a gente consegue minimizar mais esses incêndios. O decreto foi prorrogado até novembro”, informou.

Sobre as penalidades para quem for flagrado provocando queimadas, Alexandre destacou que há previsão de multa e que já há casos de pessoas identificadas e autuadas.

“Esse ano já, alguns meses atrás, a gente conseguiu aprender um rapaz que colocou fogo aqui num bairro próximo aqui da cidade, aqui no Valentim, e ele vai responder por isso e vai pagar uma multa muito alta, não ficou detido, mas vai pagar uma multa muito alta”, frisou.

Ele explicou ainda que o monitoramento por satélite permite identificar os autores das queimadas. “Lembrando a população que a gente consegue identificar quem colocou o fogo, através dos satélites a gente pode identificar quem foi o autor do incêndio.”

O vice-coordenador fez um apelo à consciência da população, pedindo colaboração e responsabilidade diante da situação. “A gente pede encarecidamente à população que tome consciência, que provocar queimadas é crime, principalmente nesse período, e que a gente está passando por muita dificuldade”, alertou o brigadista.

1 Comentário

jota junior

Muita queimada esta difícil até para respirar, algo deve ser feito. Paro o bem da população valenciana.Atitudes energéticas e educação por parte da população amenizariam o problema.

17 out, 2025 Responder