Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

CNIS: O que é e como consultar

Muitas pessoas desconhecem, mas o CNIS é muito importante para o trabalhador brasileiro, pois se trata do Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Se trata do banco de dados do INSS, ou seja, o local onde fica  todas as informações dos seus segurados, servindo de base de dados para diversos órgãos e entidades.

No CNIS é possível saber não só dados pessoais do trabalhador, como nome completo e endereço, mas também sobre todos os seus benefícios pela Previdência, e também todas as suas contribuições.

É de extrema importância o trabalhador dar uma atenção diferenciada para o CNIS, e sempre verificar se as informações estão inseridas corretamente, evitando futuros problemas com a Previdência Social na hora de requerer sua aposentadoria.

COMO CONSULTAR SEU CNIS

Consulta em uma agência da Previdência

Caso a trabalhador sinta-se mais seguro, poderá agendar uma visita ao INSS e comparecer na data para consultar o seu CNIS.

O agendamento é muito importante, não esqueça de realizar o procedimento de forma online antes de comparecer ao INSS, dessa forma evita-se longas filas e espera desnecessária.

Você pode saber mais sobre como realizar o agendamento: http://www.saibaseusdireitos.org/agendamento-inss-telefone-internet/

Consulta pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica

Caso o trabalhador tenha conta no Banco do Brasil, ele pode consultar online seu CNIS, através do site do banco, basta clicar em Conta Corrente – Guia de Extratos Diversos – Previdência Social, pronto você já tem acesso o seu CNIS.

Caso você não tenha conta do Banco do Brasil, mas sim na Caixa Econômica Federal, é só entrar no site da Caixa, e clicar em “Extratos Previdenciários”, que encontrará ao lado esquerdo do site.

MEU INSS

Esse sistema além de mais seguro, por ser necessária a criação de uma senha, o acesso é bem mais simples.

Finalmente para que você consiga acessar seu CNIS é necessário seguir os seguintes passos, primeiro acesse o site do MEU INSS, para isso, basta procurar no google “Meu INSS”. Será o primeiro resultado.

Após o acesso ao site, você terá que procurar por “Extrato Previdenciário (CNIS)”, que está localizado à esquerda da página.

No centro da página vai aparecer “Login”, clique nessa palavra, se você já possuir cadastro digite seu login, e sua senha, caso você ainda não possua, clique para dar prosseguimento e realizar seu cadastro.

A página de cadastro vai pedir alguns dados seus, como o seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome da sua mãe, digite-os, e confira minuciosamente se estão corretos, para que posteriormente não haja problemas.

Clicando em cadastrar, você vai ter que responder uma série de perguntas, para que você possa registrar e validar sua senha, então tenha em mãos todos os seus documentos referentes às contribuições feitas ao INSS.

Caso não consiga cadastrar a senha, só será possível realizar esse passo indo pessoalmente até a uma agência. Infelizmente não há outra forma de cadastro da senha.

Depois de cadastrado, você volta ao site do MEU INSS, digita seu CPF e sua senha temporária. Será pedido à criação de uma nova senha.

Esta nova senha deverá conter no mínimo 8 caracteres, e possuir além de números, caracteres especiais, como “$” ou “#”.

Pronto.

Agora você já pode consultar seu CNIS sem sair de casa.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode deixar um comentário ou ligar 135 e conversar com uma atendente do INSS.

Por Thayssa Ulisses

0 Comentário