Deputado Franzé vai ampliar projeto que cuida de mães atípicas no Piauí
O deputado Franzé Silva (PT) anunciou que vai ampliar o projeto de sua autoria que é voltado aos cuidados com para mães atípicas no Piauí. O parlamentar defende que o suporte às mães tenha abrangência de política pública em todo o estado.
Inicialmente desenvolvido em José de Freitas, com o nome Mãe TEAcolho, a iniciativa de Franzé visa, sobretudo, ao cuidado com a saúde mental e ao suporte emocional das mães, que têm uma rotina de desgaste intenso devido à sua situação atípica.
Na última segunda-feira (8), Franzé Silva se reuniu, em Valença do Piauí, com um grupo de mães de crianças autistas e com outras neurodivergências ou deficiências, para ouvir as suas necessidades e entender a realidade que enfrentam.
“É muito difícil ser mãe de autista. Eu estou lutando contra uma depressão. A dificuldade financeira também é enorme. Então, eu acho que o principal atendimento tem que ser pras mães”, afirma Mitchelli Sousa, mãe de criança autista.
Na visão de Franzé, que é pai autistas, “é necessário cuidar de quem cuida. Criar uma criança típica é difícil, mas criar uma criança atípica, a dificuldade é triplicada. Se a mãe não tem condição psicológica, tudo desanda”.
“Estou visitando todos as regiões e em todas as cidades estou ouvindo as mães atípicas. A partir disso, vamos ampliar o projeto de acolhimento que já estamos desenvolvendo com muito sucesso em José de Freitas”, assinalada Franzé.
Mente em Foco em Valença
Em Valença do Piauí, o deputado Franzé Silva lançou, no domingo (7), o projeto Mente em Foco, que atende a crianças de 3 a 10 anos e, em caso de diagnóstico, emite o laudo médico definitivo. O atendimento é feito gratuitamente.
As consultas às crianças são realizadas em um ônibus adaptado por uma equipe especializada formada por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.
Valença é o oitavo município que recebe o Mente em Foco, que já atendeu a mais de 2.000 crianças e emitiu cerca de 400 laudos. Os atendimentos na cidade vão até esta quarta-feira (10), na Creche Dayanne Lima Verde.


