Valença do Piauí, 11 de fev, 2026

Dois candidatos disputam direção do IFPI Valença em eleição marcada para 14 de maio

Os professores Jonilson Alves e De Maria são os candidatos ao cargo de diretor-geral do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Valença, cuja eleição está marcada para o próximo dia 14 de maio.

A votação ocorrerá de forma eletrônica, das 8h às 20h, e acontecerá simultaneamente em diversos campi da instituição no estado: Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Teresina (Dirceu Arcoverde, Central e Zona Sul), Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença.

Podem participar da eleição os servidores efetivos da instituição e os estudantes regularmente matriculados até o dia 6 de maio de 2025 nos cursos ofertados pelo IFPI Valença. Além da escolha para diretor-geral, também será definida a nova reitoria do IFPI. Três candidatos disputam o cargo de reitor: o atual dirigente Paulo Borges da Cunha e os professores Marconis Fernandes Lima e Ayrton de Sá Brandim.

O professor Jonilson Alves é natural de Novo Oriente do Piauí, enquanto a professora De Maria nasceu em Elesbão Veloso. Ambos têm atuação reconhecida no campus Valença e suas campanhas buscam fortalecer o papel da instituição no desenvolvimento educacional da região valenciana.

A presença do IFPI na cidade é resultado do Projeto de Lei nº 197/2008, de autoria do então senador João Vicente Claudino. Desde sua implantação, o campus Valença tem contribuído significativamente para a formação técnica e acadêmica de jovens e adultos da região valenciana, no entanto, há uma percepção entre parte da comunidade de que a instituição poderia alcançar ainda mais impacto com maior investimento do governo federal e uma relação mais próxima com as prefeituras e outras instituições.

0 Comentário