Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

Dom Juarez anuncia transferências de presbíteros para 2026; Paróquia de Valença terá novo pároco

O Arcebispo Metropolitano, Dom Juarez Marques, anunciou neste sábado (22) o ofício de transferência de presbíteros para o ano de 2026, oficializando mudanças importantes na Arquidiocese, entre elas a alteração no comando pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição, em Valença do Piauí.

Em comunicado, Dom Juarez destacou que as mudanças seguem a dinâmica de uma Igreja sinodal, sustentada pela comunhão, participação e missão. Ele agradeceu aos padres pelo trabalho desenvolvido ao longo de suas funções.

“Agradecemos, igualmente, aos nossos padres pela missão desempenhada com generosidade e amor, bem como pela disponibilidade em acolher, com espírito de alegria e serviço, a alternância necessária para a continuidade de uma Igreja sinodal, marcada pela comunhão, participação e missão”, declarou.

Mudança em Valença do Piauí

Entre os presbíteros transferidos está o Pe. Wanderley de Morais Ferreira, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição, em Valença. Ele seguirá para a Paróquia São Gonçalo, em Regeneração, onde assumirá como pároco no dia 06 de março de 2026, às 19h.

Para assumir o pastoreio da paróquia valenciana, foi designado o Pe. Antônio Barbosa Ferreira, que atualmente atua na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz. Ele tomará posse como novo pároco em 07 de fevereiro de 2026, também às 19h.

PASCOM divulga mensagem de gratidão e acolhida

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição também se manifestou sobre as mudanças, reforçando o sentimento de gratidão e de acolhida diante da nova fase paroquial.

“Como comunidade, elevamos nossa gratidão pelo ministério do Pe. Wanderley, que serviu com dedicação, zelo e generosidade durante seu tempo à frente da Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição, que o Senhor o fortaleça em sua nova missão. E com o mesmo coração cheio de fé, nos abrimos para acolher o Pe. Antônio Barbosa como nosso novo pastor. Que ele seja guiado pela luz do Espírito Santo e encontre em nossa paróquia uma família pronta para caminhar com ele. Seguimos firmes no espírito de comunhão, participação e missão que molda nossa Igreja.”

As mudanças entram em vigor nas datas oficiais de apresentação e posse, previstas para fevereiro e março do próximo ano, reforçando o movimento de renovação pastoral na Arquidiocese.

Pe. Antônio Barbosa Ferreira,
0 Comentário