Valença do Piauí, 22 de jan, 2026

Em entrevista ao Portal V1, Fábio Novo pede julgamento justo e punição exemplar a Bolsonaro

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado Fábio Novo, comentou sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que terá início nesta terça-feira, 2 de setembro, em Brasília. A declaração foi feita em entrevista ao Portal V1 durante a posse coletiva dos presidentes eleitos do PT na região valenciana, realizada no último sábado (30), no Ceti Santo Antônio, em Valença do Piauí.

Fábio Novo destacou que espera que o processo siga os princípios constitucionais e ocorra com base na legalidade. “Eu espero que ele seja julgado dentro do processo do direito. Nós somos uma democracia. Em 1988, o Brasil tomou a decisão de dizer: somos uma república, temos poderes constituídos legislativo, executivo e judiciário que são independentes, mas harmônicos entre si”, afirmou.

O deputado também fez críticas à atuação internacional de aliados de Bolsonaro, citando negociações nos Estados Unidos que, segundo ele, buscam prejudicar a economia nacional. “Tem um filho do Bolsonaro lá, que inclusive tem um mandato dado pelo povo, mas trai a sua própria pátria, vai para os Estados Unidos tramar contra o Brasil. As empresas brasileiras, quando exigem uma taxação de produtos, fazem isso em troca de perdão para um crime grave, que foi aquele 8 de janeiro”, declarou.

Ao relembrar os atos de vandalismo ocorridos em 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília, Novo defendeu punição exemplar aos envolvidos. “Ninguém deseja que um país democrático tenha a sede dos seus poderes constituídos totalmente quebrada. Quebraram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional. Nós não podemos aceitar isso. Quem comete o crime de golpe de Estado precisa ser punido exemplarmente, independente de quem seja, de qual partido seja. Porque as leis desse país precisam ser respeitadas”, concluiu.

0 Comentário