Em visita a Valença, Washington Bandeira fala sobre indicação para vice-governador
Em sua passagem por Valença para a inauguração das novas instalações do Ceti Maria Antonieta, o secretário estadual da Educação, Washington Bandeira, falou ao Portal V1 sobre os fortes rumores que apontam seu nome como possível candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Rafael Fonteles, que deve tentar a reeleição em 2026.
O nome de Washington Bandeira é dado como certo por algumas alas do Partido dos Trabalhadores (PT), embora também seja visto com desconfiança por outras tendências petistas e por parte da classe política.
Para os que defendem sua indicação, o principal argumento é o desempenho à frente da Secretaria da Educação, onde vem promovendo um trabalho de resultados e recolocando o Piauí em posição de destaque no cenário nacional e sua boa desenvoltura com a classe politico.
Por outro lado, críticos apontam a falta de capilaridade política do secretário e interpretam a possível escolha como uma forma de compensação do governador pelo fato de Bandeira ter deixado uma bem-sucedida carreira na magistratura para assumir o comando da pasta da Educação.
Em caso de vitória nas urnas em 2026, o governador Rafael Fonteles deve seguir o caminho de seus antecessores e disputar uma das três cadeiras do Senado Federal. Nesse cenário, ter um vice alinhado politicamente é visto como estratégico, já que o governador precisará deixar o cargo seis meses antes do pleito.
Durante a entrevista ao Portal V1, Washington Bandeira declarou.
“Eu sou um soldado do governador Rafael Fonteles, um soldado do governo do Estado, do meu partido, ao qual eu tenho a honra de ser filiado, que é o Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras, o PT. Sou um soldado da base aliada”, disse o secretário, que concluiu:
“A missão que esse time nos der, a gente vai cumprir com muito propósito, com muita dedicação.”