Emoção e homenagens marcam a abertura do 14º Salão do Livro de Valença do Piauí
Teve início na noite desta quarta-feira (15) a 14ª edição do Salão do Livro de Valença do Piauí, evento que celebra a literatura, a educação e a cultura regional. A abertura aconteceu no Ceti Santo Antônio e foi marcada por homenagens a professores que deixaram um legado na educação: Maria do Rosário Rosa, Iolanda Rêgo, Dolores Matias, Luiz Santana e o patrono do salão, o professor Wanderson Lima.
O presidente da Fundação Quixote, promotora do evento, professor Kássio Gomes, destacou a importância do Salão do Livro para o cenário cultural piauiense e nacional.
“Muita cultura, muita arte, muito conhecimento. O Salão do Livro de Valença é esse ponto de encontro da intelectualidade piauiense, brasileira e até internacional. É um evento que já está consolidado no calendário nacional, reconhecido como um dos maiores eventos literários do país”, afirmou.
Kássio Gomes ressaltou ainda a relevância das homenagens prestadas aos professores.
“Nós tivemos aqui o patrono desta edição, o professor e intelectual Wanderson Lima, da Universidade Estadual. Também homenageamos grandes nomes, professora Rosário Rosa, empreendedora no campo da educação; professora Iolanda Rêgo, da cidade de Ipiranga; professora Dolores Matias e professor Luiz Santana, que engrandecem a cultura valenciana e construíram um grande legado, mesmo em tempos de adversidades.”
Durante o discurso, o presidente da Fundação Quixote convidou o público a participar das atividades, que seguem até o sábado (18), e anunciou a presença de dois artistas nacionais: a atriz Isabel Fillardis e o cantor Biafra.
“Teremos uma programação multicultural com três espaços simultâneos, a Arena Infantil, com contação de histórias de Chagas Vale e participação das crianças da rede municipal; o Seminário de Educação, com palestras de grandes nomes do Brasil; além dos shows e lançamentos literários.
Convidamos Isabel Fillardis, multiartista e atriz, que vai lançar seu livro e compartilhar sua trajetória, e encerramos com Biafra, grande compositor que marcou gerações com suas canções presentes em novelas da TV brasileira.”
O patrono da edição, professor Wanderson Lima, se emocionou ao receber o reconhecimento.
“Cabe a nós aceitar humildemente a homenagem e, com o coração pleno de gratidão, usufruir desse momento tão especial”, disse.
Já a professora Iolanda Rêgo, vice-prefeita de Ipiranga, também expressou gratidão.
“Estou imensamente grata a Deus e aos organizadores do Salão do Livro pela escolha do meu nome. Espero que minha história possa inspirar outros professores a fazer com que nossas crianças floresçam na educação. É a esperança de transformação da sociedade através da educação.”
A programação do Salão do Livro de Valença do Piauí segue até o próximo sábado (18), com apresentações culturais, oficinas, lançamentos de livros, palestras e shows. O evento reforça o compromisso de Valença com a valorização da leitura, da arte e do conhecimento.