Evento reúne OAB, Defensoria e Prefeitura para fortalecer discussão sobre direitos humanos
O Dia Internacional dos Direitos Humanos foi celebrado nesta quarta-feira (10) com um evento realizado no Ceti Santo Antônio, promovido pela Subseção da OAB de Valença e Defensoria Pública Regional, com apoio da Prefeitura Municipal.
A secretária de Comunicação, Mauricelia Sousa, destacou a relevância do debate para o município.
“Falar de direitos humanos é falar dos direitos de todos nós, do direito à dignidade e à qualidade de vida. Esse também é um compromisso do prefeito Marcelo Costa, que desde a primeira gestão tem buscado inserir a dignidade humana em todos os serviços oferecidos pelo município”, afirmou.
Ela ressaltou ainda a importância do encontro.
“Cada momento como esse fortalece a luta das mulheres e dos jovens. A violência contra a mulher é uma violação de direitos humanos, mas também temos aqui um público jovem que enfrenta violações e precisa desse espaço de discussão.”
O presidente da Subseção da OAB de Valença, Dr. Filipe Rufino, explicou os temas escolhidos para o evento.
“Selecionamos três pautas centrais: o direito à terra, que garante dignidade e subsistência; a pauta das pessoas neurodivergentes, com a palestra Quem Cuida de Quem Cuida sobre acolhimento e atenção necessária aos neurodivergentes e suas redes de apoio; e o direito humano relacionado à homoafetividade, ainda muito tabu e fantasiado na nossa sociedade”, disse.
Ele destacou o compromisso da OAB com a comunidade:
“É mais uma forma de estarmos presentes na sociedade fazemos isso com orgulho, devolvendo à população tudo o que alcançamos por meio dos estudos, da dedicação e também do suporte público que recebemos e a melhor maneira de retribuir é disseminando conhecimento” afirmou.
A defensora pública titular de Valença, Drª Jordanna Siqueira comemorou o início das atividades com ampla parceria institucional.
“É uma alegria imensa chegar a Valença, assumir minha primeira titularidade na Defensoria Pública do Piauí e, já no primeiro evento, contar com o apoio incondicional da OAB. Foi uma ação construída a muitas mãos, com apoio da Prefeitura por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Comunicação, além de empreendedores locais. A comunidade valenciana abraçou a ideia e fez acontecer”, afirmou.
Drª Jordanna reforçou ainda o significado da data.
“É um tema muito caro para a Defensoria em todo o Brasil, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que também marca a Carta da ONU, é simbólico para a luta por direitos no mundo inteiro, e aqui não poderia ser diferente”.
Ela concluiu destacando como funciona o atendimento da Defensoria.
“A Defensoria Pública atende pessoas vulnerabilizadas, com renda de até três salários mínimos, e também aquelas em outras situações de vulnerabilidade, como mulheres em situação de violência, idosos e pessoas que enfrentam dificuldades por questões raciais.”








