Valença do Piauí, 07 de dez, 2025

Feira da Agricultura e do Artesanato movimenta economia e destaca empreendedorismo em Novo Oriente

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente do Piauí realizou neste sábado (08) a IV edição da Feira da Agricultura e do Artesanato. O evento, que já se consolidou no calendário local, foi abraçado pela comunidade e tem contribuído para movimentar a economia do município, fortalecendo o empreendedorismo e valorizando a produção local.

Participação do Instituto de Ensino Tia Raquel

O Instituto de Ensino Tia Raquel (IETRA) também marcou presença na feira com uma ação especial envolvendo seus alunos. A diretora Nadiane Lima explicou que a participação faz parte da culminância de um projeto sobre empreendedorismo desenvolvido na escola.

“É o nosso terceiro ano que nós estamos fazendo esse momento de empreendedorismo com as crianças, trazendo o empreendedorismo para dentro da escola e esse ano resolvemos trazer junto com a Feira da Agricultura, trabalhar o empreendedorismo que nós fizemos durante toda a semana, projetos de empreendedorismo, trazendo pais empreendedores para explicar um pouco sobre esse projeto, e hoje tivemos a culminância brilhosa com todas as nossas crianças aqui”, destacou.

A diretora também ressaltou o envolvimento das famílias no projeto. “Além desse projeto, trazer as crianças também, o mais importante é também que a gente consegue com a família, porque é um projeto que a gente não consegue realizar só, assim como todos os outros, mas essa é a família que está interligada diretamente com a escola, diretamente com o projeto”, disse.

Prefeito Afonso Sobreira comemora o crescimento do evento

O prefeito Afonso Sobreira comemorou o sucesso da iniciativa, destacando o crescimento do evento ao longo das edições.

“Eu estou muito feliz hoje com essa quarta edição da nossa feira e é importante a gente ver que tem só crescido, com o empenho da Márcia, do Eligleiton e de toda a administração. Então hoje o colégio de IETRA resolveu também participar, o que mostra a adesão de toda a nossa sociedade, todos os tipos aqui, produtores, empreendedores, os colégios, levando as crianças para vir conhecer aqui realmente essa realidade e nos deixa muito feliz porque a cada edição a feira aumenta mais”, ressaltou.

O gestor também lembrou a importância das parcerias que fortaleceram o projeto. “Nas anteriores nós acrescentamos a saúde, aí depois o Sebrae também compareceu, está comparecendo, agora o Banco Nordeste e a escola aqui da nossa cidade que resolveu também participar aqui da nossa feira mostrando para as crianças essas atividades, compra e venda, empreendedorismo, a propaganda, esse envolvimento de toda a sociedade, que isso aqui é fundamental, isso aqui é importante e é esse desde o começo o objetivo da nossa feira”, frisou.

Afonso Sobreira destacou ainda a relevância de criar espaços para os produtores locais.

“É importante ter um local para expor seus produtos e impor o seu serviço, o que você produz, criação, hoje também tivemos, trouxemos um amigo de Paulistana para fazer um corte aqui em caprinos. Então, é muito importante que o nosso produtor tenha contato com essas coisas que não são tão novas, mas que estão um pouco fora da nossa realidade aqui”, disse.

O prefeito aproveitou o momento para falar sobre o aniversário de emancipação política de Novo Oriente, que será comemorado no dia 14 de novembro.

“Na próxima sexta-feira nós teremos o aniversário e vai ser o Arte na Praça, então aproveitar e comemorar o aniversário daqui na nossa cidade, 64 anos, que devemos sempre comemorar, a cidade tem crescido, a cidade está pujante, então nada mais natural que a gente possa confraternizar com todos os nossos munícipes e também com o pessoal das cidades circo-vizinhas que vem aqui comparecer, prestigiar esse aniversário”, afirmou.

Secretaria de Cultura celebra o sucesso da feira e indica continuidade do projeto em 2026

A secretária de Cultura, Márcia Oliveira, celebrou o sucesso da feira, que vem sendo um sonho realizado desde 2021.

“Nós estamos realizando a nossa quarta edição, que é um sucesso. Essa é uma feira que é um sonho da gente desde 2021, está lá no projeto da Secretaria de Cultura e esse ano a gente conseguiu realizar, estamos muito contentes por tudo que está acontecendo, valorizando o artesanato, valorizando o nosso artista local na música também, os nossos sanfoneiros, e a gente está mostrando que o empreendedorismo na nossa cidade, o nosso artesanato é forte”, frisou.

Márcia reforçou ainda a parceria com o secretário de Agricultura, Eligleiton, e o apoio de instituições parceiras. “É uma parceria forte também com a Secretaria de Agricultura, os nossos agricultores aqui da nossa região, do nosso município, trazendo também os seus produtos, vendendo, expondo, e com o Agroamigo colaborando dessa vez também com empréstimos, com muitos recursos para eles produzirem cada vez mais”, explicou.

Encerrando o calendário de 2025, a Feira da Agricultura e do Artesanato não terá edição em dezembro. No entanto, a secretária confirmou o retorno do projeto em 2026, com a promessa de novas ações para fortalecer ainda mais a economia local e o trabalho dos produtores e artesãos de Novo Oriente do Piauí.

.
0 Comentário