Feira da Agricultura e do Artesanato movimenta Novo Oriente com geração de renda e valorização cultural
A Prefeitura de Novo Oriente promoveu neste sábado (04) mais uma edição da Feira da Agricultura e do Artesanato. O evento vem fortalecendo a economia local ao dar oportunidade para os produtores do município exporem e comercializarem seus produtos, garantindo geração de renda e valorização cultural.
A secretária de Cultura, Márcia Oliveira, destacou o potencial do artesanato local e a importância da feira para dar visibilidade ao setor. “O artesanato é muito forte, nós estamos na terceira edição, cada vez essa feira vem crescendo e vem movimentando o nosso setor cultural, o setor do artesanato que vem aí cada dia, fomentando, mobilizando os fazedores de cultura com essa produção e também com a venda, comercialização”, disse.
Ela também celebrou o crescimento do número de estandes, reflexo do sucesso da iniciativa. “A gente começou com bem poucos estandes, hoje a gente tá com um número bem maior, crescendo a cada dia, mais pessoas vindo participar, mais pessoas vindo vender também, o setor de alimentação também vem crescendo e o povo tá participando”, ressaltou.
O secretário de Agricultura, Eligleiton Soares, explicou como surgiu a ideia de realizar a feira. “Inicialmente foi uma ideia que a gente tinha pra movimentar a economia do nosso município, incentivar os nossos artesãos, nossos produtores rurais, e aí, eu, a Márcia, secretária de Cultura, a gente levou pro prefeito essa ideia e ele abraçou […], a gente fez essa em julho, o prefeito chegou e disse: ‘olha aí, o pessoal gostou demais, agora a gente vai fazer mensalmente’”, destacou.O secretário também frisou o aumento do público e a relevância das parcerias firmadas para enriquecer a programação. “Hoje a gente tem um público que já aumentou e a tendência é aumentar mais. Parceria com o Instituto Federal disponibilizou aqui um professor muito habilidoso para vir fazer um curso de corte em carcaça, essa parceria com o Instituto, a gente preza muito, porque é um lugar que tem um conhecimento infinito e enriquece a nossa região”, completou.
O prefeito Afonso comemorou o êxito da feira e ressaltou o crescimento constante da participação popular. “Eu fico muito feliz que a cada edição o número de participantes, tanto de expositores como de pessoas que vêm para só olhar mesmo, comprar ou confraternizar, aumentando a cada feira. Então deixa a gente feliz e mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
Ele ainda ressaltou a diversidade e o potencial de produção do município, além da importância de buscar parcerias estratégicas. “Nossa cidade é muito rica, com muitas variedades, tanto de fruta como de artesanato, como de couro, tudo isso nós temos, carnaúba, agora hoje também a participação do Instituto Federal foi dada uma aula aqui sobre como desossar o carneiro, já que nossa região também é forte, bovino caprinocultura, então tudo isso nos deixa feliz e mostra que o rumo é esse, é continuar investindo na nossa gente”, concluiu.