Fenômeno conhecido como Halo Solar foi visto nesta quarta em Valença do Piauí
Valencianos registraram nessa quarta-feira (25), um halo solar, fenômeno em forma um anel com as cores do arco-íris ao redor do sol. O fenômeno movimentou as conversas nas redes sociais no município.
O climatologista Werton Costa explicou que o fenômeno ocorre quando nuvens se formam no topo da troposfera, onde, devido à altitude e às baixas temperaturas, acabam congelando.
O especialista pontua que essas nuvens se formam por grandes correntes de ar, que transportam umidade. Devido a baixa temperatura, acabam congelando. “Elas são fibrosas, como se fossem cristais flutuando a milhares de quilômetros acima da nossa cabeça. Quando a luz do sol atravessa esses cristais, ela é refratada, criando esse fenômeno parecido com o arco íris”, afirmou.
Segundo o climatologista, o fenômeno também pode indicar a ocorrência de chuvas. “Podemos considerar o halo como uma previsão do tempo primitiva. Como existe transporte de umidade do topo do céu, essa umidade é cumulativa, então as nuvens que hoje são fibrosas e congeladas, amanhã serão líquidas. Serão nuvens que tem potencial para produzir no mínimo uma garoa” disse.
Paulo Cardoso
Dizem os meus avós que é temporal e bravo. Comenta depois pra ver se é isso mesmo. Valeu
Luiza Maria
Acredito que 90%historicos das pessoas mais antiga significa o temporal mesmo muita chuvas e ótimo inverno…mais na minha opinião são sinais complementares de que o planeta está em m tráslacão de uma nova dimensão cujo foi representado pelo Helo Solar.
Luiza Maria
É sinais de muita chuva…e um progresso de tráslacão ☀️