Valença do Piauí, 06 de out, 2024

Festejo de São Francisco em Valença do Piauí reúne grande número de fiéis

A Paróquia de São Francisco, em Valença do Piauí, celebrou o encerramento do festejo do padroeiro com procissão e missa festiva que movimentou a comunidade local e fiéis de cidades vizinhas. A procissão teve início na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, onde devotos acompanharam a imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da paróquia, e de Nossa Senhora do Ó, em uma demonstração de fé e devoção.

A Santa Missa festiva, que já se tornou tradição na região, foi presidida pelo pároco, padre Davi, que concelebrou junto com os diáconos Francisco, Rogério e Evandro. O evento religioso atrai católicos de diversas localidades, mantendo viva a devoção a São Francisco de Assis.

Padre Davi destacou a força dessa devoção, refletindo sobre a influência do santo na vida dos fiéis. “Graças a Deus apareceu muita gente, tem muito devoto de São Francisco de Assis, graças a Deus, e o povo vem para fazer essa devolução, praticando sempre a caridade, a sinceridade e a humildade que São Francisco pregou por toda a vida.”

O pároco também enfatizou a importância global da figura de São Francisco, cuja mensagem ultrapassa fronteiras.

“A capacidade de São Francisco é tão grande de atrair fiéis que não é só aqui no território, no nosso país, no Brasil, mas no exterior, na Europa, em Assis, onde realmente ele está lá sepultado. Então a gente tem essa grande alegria de ter um santo padroeiro que chama tanta gente, que chama as pessoas a praticar esse momento de humildade, caridade e sinceridade aos outros nossos irmãos. Seguiu aquilo que Jesus pediu, amar a Deus sobre todas as coisas, amar ao próximo como assim mesmo”, afirmou.

A preparação para o festejo é longa e detalhada. Segundo padre Davi, os preparativos começou ainda em julho, quando as equipes começaram a ser formadas para garantir que tudo estivesse pronto para os dias de celebração.

“Dia após dia, com muito empenho, teve a preparação do pré-festejo, ou seja, a gente já se organizou no mês de julho, já se preparando, formando as equipes, as pessoas bem dedicadas para este festejo então entramos no mês de setembro, já com o pré-festejo, os 10 dias de pré-festejo, e depois a gente já entrou com o festejo, o novenário, encerrando a festa de hoje”, disse o pároco.

A participação dos fiéis é fundamental para o sucesso do evento. Voluntários se dedicam durante semanas para que tudo seja organizado e realizado com fervor religioso e respeito à tradição. O Festejo de São Francisco é um dos eventos religiosos mais aguardados da região, e ano após ano, continua a reunir fiéis movidos pela fé e devoção ao santo.

 

.
0 Comentário