Valença do Piauí, 03 de fev, 2026

Fiéis celebram 24 anos de sacerdócio e se despedem do padre Wanderley em Valença do Piauí

Os paroquianos de Nossa Senhora do Ó e Conceição, em Valença do Piauí, participaram nesta segunda-feira (02) da missa em comemoração aos 24 anos de vida sacerdotal do padre Wanderley Morais, momento que também marcou a despedida do pároco, que agora seguirá para dirigir a Paróquia da cidade de Regeneração.

A celebração reuniu grupos, pastorais e movimentos da Igreja, que se uniram para homenagear e se despedir do sacerdote. O momento contou ainda com a presença de fiéis da Paróquia de São Francisco de Assis e da Paróquia de São Vicente de Paulo, do município de Novo Oriente e de Aroazes.

Durante entrevista ao Portal V1, padre Wanderley destacou o significado da data em sua caminhada religiosa. “Pra mim é uma alegria, é o dia em que eu fui ordenado para o Espírito, para a Igreja de Jesus Cristo. Então, hoje nós nos reunimos para rezar, agradecer a Deus por esses 24 anos de vida sacerdotal, que Deus possa continuar me abençoando e protegendo no meu ministério, como até hoje tem protegido”, disse.

O sacerdote também recordou que a Igreja celebra na mesma data Nossa Senhora das Candeias. “E certamente, a Nossa Mãe, que celebramos também o dia de Nossa Senhora das Candeias, foi sempre essa luz para a minha vida, para guiar o povo de Deus, por onde eu tenho passado”, lembrou.

Padre Wanderley recordou ainda o período em que chegou à paróquia, durante a pandemia da Covid-19, um momento de grandes desafios para a comunidade. “Essa correnteza foi vencida com fé, aquilo que nos sustentou no momento de dor, no momento de separação dos entes queridos que aconteceram muitas, mas certamente a fé foi o marco central da vida do povo de Valença”, recordou.

Além das dificuldades provocadas pela pandemia, o sacerdote enfrentou desafios financeiros relacionados à reforma da igreja matriz, que deixou a paróquia com dívidas. Segundo ele, a situação foi sendo superada com o apoio da comunidade. “A comunidade foi o marco importante para tudo isso, quando eu cheguei em Valença nós devíamos muito, nós tínhamos aí um déficit bem grande, depois foram aparecendo novos déficits, mas a gente foi superando, porque mesmo na pandemia os nossos dizimistas eles continuaram firme”, contou.

Após seis anos à frente da paróquia, padre Wanderley afirmou que vai deixando a comunidade em situação financeira estável. “Hoje a gente deixa a paróquia estruturada, as comunidades como está e toda a nossa paróquia e a gente deixa com um saldo bem significativo, que eu já conversei com o padre, que eu desejava deixar climatizada a nossa igreja, nós vamos deixar aí mais de duzentos mil, duzentos e onze, mais ou menos, de saldo para o próximo gestor da nossa paróquia. Então, isso é gratidão ao povo de Valença, que mantém a sua fidelidade no dízimo”, frisou.

Ele ressaltou ainda que os avanços só foram possíveis graças à compreensão dos fiéis sobre a importância do dízimo.

“Nós abolimos as taxas de batizado, de casamento, expósito e intenção de missa, nós não cobramos, porque o nosso dízimo, ele está nesse caminhar, e com certeza com o novo padre peço a Deus que impulsione para que cresça mais o número de dizimistas em nossa paróquia para trabalhar, para fazer tantas coisas que ainda eu tinha desejo de fazer e que deixei para que o nosso sucessor, se assim for do desejo dele, ele continue realmente o trabalho, como eu continuei do padre Klebert”, frisou.

Emocionado com a presença dos fiéis na celebração de despedida, padre Wanderley falou sobre a participação da comunidade. “A alegria do padre é ver a igreja lotada, eu fiquei muito feliz que eu não esperava um dia de hoje tanta gente na igreja, mas a gente vê que as pessoas elas atenderam o chamado de Jesus Cristo, o meu convite que eu fiz e então eu fiquei muito gratificante, por tanta gente”, externou.

Ao se despedir após seis anos de serviço na Paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição, o sacerdote deixou uma mensagem especial ao povo valenciano.

“Eu só peço ao povo valenciano, que é minha casa, que eu me tornei cidadão valenciano há pouco tempo aqui em Valença, dado o título pelo vereador Leilivan, que foi unanimidade na Câmara, todos foram a favor. Então, esse carinho representado pelos vereadores para me tornar valenciano, eu peço ao nosso povo valenciano que mantenha sempre viva a fé, a esperança, a caridade, como tem sido feita, e posso continuar evangelizando, fazendo com que a igreja evangelize através da missão confiada ao nosso querido padre e a todos aqueles que fizeram com que a nossa igreja caminhasse”, concluiu.

A celebração foi marcada por momentos de emoção, gratidão e reconhecimento pelo trabalho pastoral desenvolvido ao longo dos últimos seis anos em Valença do Piauí. A despedida simbolizou não apenas o encerramento de um ciclo, mas também o fortalecimento dos laços entre o sacerdote e a comunidade, que demonstrou carinho e apreço pela missão exercida por padre Wanderley Morais, agora em nova etapa de sua caminhada sacerdotal na Paróquia de Regeneração.

0 Comentário