Valença do Piauí, 23 de dez, 2024

Francinópolis celebra criação de Paróquia e posse do 1° Pároco dentro das festividades de aniversário da cidade

A cidade de Francinópolis do Piauí celebrou neste domingo (28), a Criação da Paróquia de São Francisco de Assis e apresentação e posse do 1° Pároco. A instalação da paróquia acontece dentro das festividades de 62 anos de emancipação política do município.

A cerimônia eucarística e o rito de instalação e posse foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez, que veio acompanhado com membros do clero, bem como familiares e amigos do padre Raimundo Nonato dos Santos, presbítero que assumiu a nova paróquia.

A celebração foi marcada por muitos ritos como a leitura do decreto de criação da paróquia, juramento de fidelidade, leitura de provisão, entrega das chaves da igreja, do sacrário, batistério, confessionário e por fim, o agora pároco fez a sua profissão de fé, ato este que todo sacerdote tem que realizar antes de dar início ao trabalho como pároco. Durante a Missa ainda teve apresentação das demais comunidades que compõem a Paróquia de São Francisco de Assis, saudação ao padre empossado por um membro da comunidade. Na oportunidade, o prefeito Paulo César também fez a entrega da chave da cidade ao pároco como sinal de acolhimento.

O Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez, falou da criação da paróquia e posse do pároco, bem como da grata surpresa desse momento está acontecendo dentro da festividade de aniversário da cidade.

“Uma noite especial e uma feliz coincidência a criação e instalação da Paróquia de São Francisco de Assis e o aniversário da cidade Francinópolis, por isso quero dizer que é uma grande satisfação pra gente poder estar aqui e celebrar este momento, celebrar na fé”, destacou o arcebispo, parabenizando a cidade, sua administração e também o pároco nomeado.

“Parabéns pela maturidade de ter se tornado cidade e agora uma cidade com a sua história bonita e agora Paróquia, portanto agora começa, abre-se aqui uma nova página na história bonita de Francinópolis, parabéns a todo o povo de Deus que está aqui, parabéns a administração, saúdo e cumprimento ao padre Raimundo Nonato dos Santos que é o novo e primeiro pároco aqui da Paróquia”, externou Dom Juarez.

Entusiasmado com sua nova missão, o pároco padre Raimundo Nonato, conta que o momento é sobretudo de gratidão. “Hoje um dia de muita alegria, de muita festa e acima de tudo de muita gratidão a Deus, ao povo de Deus e a tantas e tantas pessoas que se desdobraram nesta festa tão bonita no dia da elevação a Paróquia São Francisco de Assis e alegria também por ser o primeiro pároco dessa cidade, hoje começo uma nova caminhada, começa os novos desafios que precisamos enfrentar”, ressalta o sacerdote que acrescentou.

“Nós estamos aqui para abrir as portas de Francinópolis para servir, para ajudar, para acolher o povo de Deus, para amar e para que todos se sintam bem, se sintam acolhidos e caminhemos juntos, a nossa missão, a minha aqui é unir, é caminhar junto com este povo”, frisou padre Raimundo Nonato.

Feliz com o acontecimento, o prefeito Paulo César, conta que o momento é de celebração por tudo isso está se concretizando dentro das comemorações de aniversário da cidade.

“Fazendo parte da programação de aniversário de 62 anos de Francinópolis, hoje foi instalada a Paróquia de Francinópolis, São Francisco de Assis que é o nosso padroeiro e juntamente tomou posse hoje o novo e primeiro pároco que é o padre Raimundo Nonato dos Santos, então, a gente deu boas vindas a ele aqui e que essa nova missão dele seja um sucesso tanto para ele como para a comunidade de Francinópolis”, desejou o prefeito.

O prefeito ainda falou do encerramento da programação de aniversário com a festa em praça pública para toda comunidade do município e região. “Daqui há dois dias vai encerrar com chave de ouro que é o grande show de Tarcísio do Acordeon […], esse grande show que é um presente para a nossa comunidade de Francinópolis”, afirmou o gestor.

Após a Missa, foi oferecido um jantar para o pároco padre Raimundo Nonato, para o arcebispo e também para toda a comitiva que veio para a posse.

 

 

 

 

 

 

0 Comentário