GPM de Pimenteiras anuncia fiscalização contra transporte de areia e barro sem lona na PI-120
O Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Pimenteiras informou que passará a intensificar a fiscalização dos veículos que transportam areia e barro pela PI-120, rodovia que liga o município a Valença do Piauí. A medida atende às reclamações de condutores de carros de passeio e motociclistas que relatam riscos e transtornos causados pela queda de material das caçambas sem a devida cobertura.
“É proibido trafegar em caçambas carregadas de materiais sem a lona cobrindo a carga. Muitos motoristas e motociclistas estão sendo prejudicados porque areia e barro se espalham com o vento. Estamos orientando e, nos próximos dias, vamos intensificar fiscalizações e blitz para inibir essa prática, que coloca em risco a vida das pessoas que trafegam pela via”, destacou o comandante do grupamento, sargento Freitas.
A obrigatoriedade do uso de lona é prevista na resolução nº 441/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que transportadores de materiais sólidos a granel devem utilizar dispositivos de proteção sobre a carga. O objetivo é evitar o derramamento nas vias e, consequentemente, reduzir o risco de acidentes e danos a veículos e pedestres.
