Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

IFPI Campus Valença comemora aprovação de alunos em cursos superiores e reforça verticalização do ensino

O Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus de Valença, celebrou nesta sexta-feira (19) a aprovação de vários estudantes da instituição no vestibular do próprio instituto. O momento reuniu direção, professores, estudantes e familiares, marcando um passo importante para a consolidação do campus como referência regional também no ensino superior.

Ofertando vagas para os cursos de Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas, o campus vem se destacando não apenas pela formação no ensino médio e técnico, mas também pela ampliação e fortalecimento dos cursos de graduação, possibilitando que os alunos deem continuidade aos estudos na própria instituição.

Durante a celebração, o diretor interino do IFPI, Antônio Oliveira, destacou a importância do resultado alcançado. “Eu gostaria de parabenizar todos os alunos, todas as famílias, foi resultado de um trabalho duro, um trabalho árduo, com certeza é nosso foco que o aluno verticalize o seu estudo aqui do instituto, faça ensino médio, faça ensino superior e nossa alegria é muito grande de vê nossos alunos, a gente teve um sucesso bem alto de aprovação e então é uma alegria pra gente vê os nossos pequenos crescendo”, disse.

Entre os destaques está o estudante Nadson da Silva Moraes, aluno do IFPI e primeiro colocado geral no vestibular para o curso superior de Agronomia. “É muito gratificante, eu confesso que não esperava o primeiro lugar, eu já tinha uma ideia que tinha feito uma boa prova, mas não tinha ideia que tinha pegado o pódio. Então é muito gratificante, é uma aprovação, é um curso muito bom, um curso almejado e que vai me garantir um futuro brilhante pela frente”, disse.

Nadson também ressaltou o significado da conquista após meses de dedicação aos estudos. “É mais uma sensação de dever cumprido, de tantas horas estudadas, de tantas questões resolvidas, então essa aprovação é mais uma confirmação disso, que todo esforço vale a pena e que a educação transforma”, ressaltou.

A diretora de Ensino do IFPI, Geane Vieira, explicou que o evento simboliza não apenas a aprovação, mas também o resgate de uma tradição acadêmica no campus. “A gente está muito feliz realmente porque é um momento em que demonstra que todo aquele esforço que eles fizeram, realmente eles lograram êxito, e aí pela primeira vez aqui no Campus de Valença a gente faz um evento desse, volta aquele tradicionalismo de cantar as marchinhas de vestibular, traz a família para anunciar os primeiros colocados”, explicou a professora.

Geane também destacou o avanço da verticalização do ensino, com alunos que já cursavam o ensino técnico ingressando agora na graduação. “E feliz também porque dentre os primeiros colocados a gente teve alunos que estudam já aqui no campus, é como se fosse uma espécie de verticalização, curso técnico em agropecuária e agora esses alunos saem do curso técnico de agropecuária e vão para o curso superior em Agronomia, ofertado aqui pelo Instituto Federal Campus de Valença, coisa que a gente sempre desejava, pleiteava isso junto às autoridades”, destacou.

Outro ponto ressaltado foi o impacto social do IFPI na região. “Nós temos muitos alunos que se destacam daqui para estudar agronomia em Picos e agora o Campus de Valença oferta com toda a qualidade, não só agronomia, mas também o curso de licenciatura em biologia, ciências biológicas, que também tivemos alunos do campus daqui, alunos de escola pública aqui do nosso município e como disse o reitor, nós tivemos, 90% dos aprovados são alunos oriundos de escola pública e isso é muito satisfatório”, frisou.

A diretora de Ensino também chamou atenção para a qualidade do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. “O curso de licenciatura em ciências biológicas do nosso campus, por exemplo, foi avaliado agora com a nota máxima do MEC, nota 5 e a gente percebe que cada vez mais a procura por esse curso, nós estamos no caminho certo”, afirmou.

Ao todo, são ofertadas 40 vagas para o curso de Agronomia e 20 vagas para Licenciatura em Ciências Biológicas por meio do vestibular do IFPI. Além disso, o curso de Biologia contará ainda com mais 20 vagas a serem preenchidas por estudantes selecionados via SISU. Candidatos que não foram aprovados na primeira chamada devem ficar atentos às listas de espera, que podem convocar novos alunos.

Encerrando, a professora deixou uma mensagem aos futuros estudantes. “E a gente deseja a todos uma boa sorte, não só para os que ingressaram, mas que também poderão ainda ingressar. O campus do Instituto Federal de Valença está de braços abertos para acolher a todos esses que agora farão parte dos nossos cursos superiores”, externou.

.

0 Comentário