Implantação do sistema de vigilância volta a ser discutido em Valença
A implantação do sistema guardião em Valença voltou a ser discutida entre a prefeitura, agencias bancarias e a polícia. O sistema guardião consiste na instalação de câmeras de alta resolução com visão de 360 graus em pontos estratégicos da cidade com a finalidade de inibir a ação criminosa.
Uma reunião no gabinete do prefeito Walfredo Filho com gerentes das agencias bancarias e o comandante da polícia militar, capitão Antônio Santos discutiu a viabilidade do projeto com a empresa Hot Shop especializada nesse tipo de monitoramento.
Os participantes da reunião aprovaram o projeto. “Já trabalhei em uma cidade com esse tipo de monitoramento ele é muito eficiente” disse Edivaldo Carvalho gerente do Banco do Brasil. Após essa primeira reunião, o prefeito deve realizar outras com a CDL, ministério público e demais entidades para buscar apoio para bancar o projeto que custará cerca de R$ 100 mil reais.
Essa é a segunda vez que o projeto é discutido em Valença, em 2013 o então delegado regional Dr. Maycon Braga tentou com esses mesmos parceiros a implantação do projeto mais esbarrou nos custos de sua implantação. Na oportunidade a vereadora Edilsa do Vale (PMDB) aprovou uma indicação para a criação do projeto, mais não foi possível sua execução por parte da prefeitura.