Valença do Piauí, 19 de fev, 2026

Missa de Cinzas reúne fiéis e marca início da Quaresma em Valença do Piauí

Católicos valencianos se reuniram para participar da Missa de Cinzas, realizada nesta quarta-feira (18), pós-carnaval, na capela de Nossa Senhora do Carmo, no fim da tarde, em Valença do Piauí. A celebração marca o início da Quaresma, período que para a Igreja é um chamado à reflexão e à conversão, com atos de penitência, jejum e caridade.

A Santa Missa foi celebrada pelo pároco, padre Toinho, auxiliado por ministros extraordinários da comunhão. Um dos momentos mais simbólicos da celebração foi a imposição das cinzas sobre a cabeça de cada fiel, gesto que recorda a finitude da vida humana, ‘pois do pó viemos e ao pó retornaremos’.

Durante a homilia, padre Toinho destacou pontos importantes sobre a vivência cristã neste tempo quaresmal: “Ser fiel a Deus é não desistir de Deus e querer que ele não desista de nós”.

Ele também refletiu sobre o significado do jejum: “Jejum é um ato sublime e nos mostra as nossas fragilidades, somos dependentes do alimento, imagine as relações com os nossos irmãos”, disse.

O sacerdote ainda enfatizou o sentido espiritual do período: “Na quaresma estamos nos preparando para a vitória de Jesus”, destacou.

A Missa de Cinzas também marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2026, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (cf. Jo 1,14). A campanha é um convite da Igreja à reflexão e à ação em favor de uma sociedade mais justa e solidária, com foco no direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã.

Além da celebração na capela de Nossa Senhora do Carmo, a noite também contou com a realização da Missa de Cinzas na matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, reunindo fiéis para dar início ao tempo quaresmal.

0 Comentário