Morre Dr. Juraci Nunes, fundador da Academia de Letras da Confederação Valenciana
Faleceu na madrugada desta segunda-feira, 19 de janeiro, em Teresina, o desembargador Dr. Juraci Nunes Santos. Natural de Valença do Piauí, ele foi uma das figuras mais respeitadas da magistratura piauiense e deixou um legado marcante tanto no Judiciário quanto na vida cultural e social de Valença.
Graduado em Direito em 1966, Dr. Juraci ingressou na Magistratura em 1972. Atuou em diversas comarcas do Estado até chegar ao Tribunal de Justiça do Piauí, onde tomou posse como desembargador em 2004. Ao longo da carreira, exerceu funções importantes, inclusive na Justiça Eleitoral, além de ter tido papel relevante na implantação e consolidação dos Juizados Especiais e da Turma Recursal Cível.
Sua morte foi lamentada por instituições como a Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI) e pela Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, que destacaram sua contribuição profissional e social.
Dr. Juraci Nunes foi presença constante em momentos marcantes da vida valenciana. Ligado às causas culturais, percorreu cidades da região em busca de apoio para a criação da Academia de Letras da Confederação Valenciana, iniciativa que teve êxito com o apoio de prefeitos e de homens e mulheres que encamparam a causa.
Ele também viabilizou a reforma do prédio da academia com o apoio do empresário João Claudino (em memória). Por questões de saúde, acabou se afastando algum tempo depois e, atualmente, as atividades da instituição encontram-se praticamente paralisadas.
Em conversa com o Portal V1, o professor e historiador Antônio José falou sobre a trajetória e o compromisso de Dr. Juraci com Valença do Piauí.
“Ele sempre foi uma pessoa preocupada com a causa da cultura e com o desenvolvimento da cidade. Ele era aquele valenciano presente e isso é coisa rara ultimamente. Ele nasceu na Rua do Bar Glória (Norberto de Castro), sentido Santa Rosa, filho do casal João Santos e dona Isaura, e integrou a primeira turma do Colégio Santo Antônio, na década de 50”, destacou.
Ainda segundo o professor Antônio José, Dr. Juraci também teve forte atuação social e religiosa, integrando a Sociedade de São Vicente de Paulo.
“Ele, a exemplo do pai, foi vicentino, e os vicentinos tinham esse lado da caridade. Quando juiz, ele voltou a trabalhar em Valença e deixou um legado muito bom, atuando em várias áreas. Ele não foi o incentivador da criação da Academia de Letras da Confederação Valenciana, ele foi o fundador da academia”, afirmou.

