Novo Oriente do Piauí inicia projeto piloto “Trilha da Aprendizagem” com foco em tecnologia educacional
A Prefeitura Municipal de Novo Oriente do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início a um novo projeto educacional voltado à inovação e ao uso consciente da tecnologia na sala de aula. Trata-se do projeto piloto Trilha da Aprendizagem, desenvolvido pelo Instituto Alfa e Beto, parceiro da rede municipal de ensino.
A secretária de Educação, Iraci Soares, explicou que o novo projeto será implantado inicialmente em duas escolas da rede municipal.
“O projeto Trilha da Aprendizagem, ele é um projeto piloto do Instituto Alfa e Beto, que nós trabalhamos com esse instituto aqui na nossa rede, de primeiro ao quinto ano, ou seja, nas duas escolas, tanto José Rodrigo Sobreira no interior, em Caraíbas, como no Dirceu Mendes, aqui no centro. Então, o instituto resolveu fazer esse projeto piloto justamente para mostrarmos para as crianças trabalhar com a tecnologia”, disse.
Segundo Iraci, o objetivo é incentivar o uso correto dos recursos digitais e mostrar aos alunos que a tecnologia pode ser uma aliada no aprendizado.
“Incentivar a criança a trabalhar com a tecnologia, da maneira correta, porque brincar com celular é o que eles mais sabem. Então, na escola, não temos mais essa história de levar celular para a escola, mas temos que mostrar para as crianças que a tecnologia é uma coisa boa e que eles também podem aprender de maneira correta a utilizar, principalmente agora com os tablets que foram entregues”, explicou.
A secretária destacou ainda que o projeto está sendo implantado de forma experimental, mas a expectativa é expandi-lo para toda a rede.
“É uma coisa inovadora e que a gente está fazendo esse teste com essas duas turmas que estão recebendo agora, mas que dependendo do desenvolvimento em breve, com certeza, nosso desejo é que todas as duas escolas trabalhem com esse projeto”, afirmou.
O prefeito Afonso Sobreira destacou a importância do novo projeto como parte da continuidade do trabalho educacional que vem sendo realizado no município. “Hoje nós estamos dando continuidade ao programa Alfabeto, que é uma experiência nova aqui para a nossa cidade, já de sucesso no país todo, mas que nós resolvemos implementar aqui em Novo Oriente, é um novo projeto que estamos iniciando que se chama Trilha da Aprendizagem.”
De acordo com o prefeito, o uso de tablets em sala de aula é um passo importante na modernização da educação.
“Esses tablets irão servir para melhorar o aprendizado dessas crianças, a tecnologia faz parte do nosso dia a dia, nós sabemos que os celulares são proibidos, mas não podemos fugir das ferramentas que facilitam a aprendizagem, e o tablet é uma dessas ferramentas, por isso, achamos fundamental dar início a esse projeto aqui em algumas turmas no Dirceu e posteriormente podemos ampliar para toda a rede”, pontuou.
Encerrando, Afonso reforçou o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública. “A educação de Novo Oriente continua avançando, avançando em busca da excelência, lutando para que o aluno tenha mais condições de aprender, o professor possa também ter todas as condições de ensinar e quem ganha com isso é toda a nossa população, é todo o nosso povo com pessoas capacitadas e bem formadas”, destacou.
O projeto Trilha da Aprendizagem é mais um passo da educação de Novo Oriente do Piauí rumo à inovação, integrando tecnologia, formação e aprendizado de forma prática e inclusiva.










