Valença do Piauí, 28 de out, 2024

Novo Oriente une forças contra a depressão em grande caminhada pela vida

Em um ato de fé e solidariedade, a cidade de Novo Oriente vivenciou um momento histórico nesta quinta-feira (24). A Igreja Católica, representada pelo Padre Francisco Gomes, e a Igreja Evangélica, com destaque para o Pastor Diogo Pereira, uniram-se ao poder executivo e legislativo para realizar uma grande caminhada em prol da vida.

A caminhada, que partiu da frente da igreja matriz e seguiu até o Centro de Fitoterapia no bairro Gil Marques, contou com a participação de centenas de pessoas. A jornada culminou com uma palestra sobre saúde mental ministrada pelo psicólogo Flávio Arraes, que abordou os desafios da vida moderna e a importância do apoio psicológico.

“Nós não chegamos a terminar esse processo de globalização, o homem ainda não conseguiu se adaptar direito a este processo, a velocidade da informação é muito grande, o homem nunca na vida teve tantas formas de se comunicar e nunca esteve tão só, até em família ele está começando a se sentir só”, alertou o psicólogo.

A caminhada foi motivada pelo aumento de casos de depressão e suicídio no município. “Nós nos preocupamos com a situação de algumas eventualidades que têm acontecido em nossa cidade, as pessoas com alguns problemas de depressão, pessoas tirando sua própria vida, as famílias sofrendo e nos pedindo, clamando por ajuda”, disse o vereador eleito Nonato do PT.

Para o Padre Francisco Gomes, a união entre as igrejas e o poder público é fundamental para enfrentar esse desafio. “Eu quero louvar muito a Deus por esta unidade nossa, em primeiro lugar como igrejas que somos, mas também nós somos grato ao poder público do nosso município, porque é muito solícito com relação às nossas solicitações”, afirmou.

Um dos mentores da caminhada, pastor Diogo Pereira também mencionou a união de todos para combater os problemas que levam as pessoas a adoecerem mentalmente.

“Nós temos que estar unidos, unidos em uma só voz, nós não podemos aceitar que o mal habite nesse lugar e juntamente com a nossa Igreja Assembleia de Deus Madureira, com a Igreja Católica, o padre Francisco Gomes, nós nos unirmos para declarar que Novo Oriente é do Senhor Jesus”, disse o pastor.

O prefeito Afonso Sobreira destacou a importância de oferecer apoio integral às pessoas que sofrem com problemas de saúde mental. “É importante colocar para as pessoas que elas têm apoio, tanto apoio religioso, como terão apoio médico, apoio psicológico e que a gente está trabalhando junto com toda a sociedade para que possamos ser um suporte para essas pessoas”, ressaltou.

Com a caminhada, toda a comunidade novoorientina demonstra que só a união entre diferentes setores da sociedade pode enfrentar um problema complexo como a depressão.

 

.
0 Comentário