OAB de Valença realiza campanha de apoio e orientação às mulheres durante o Carnaval
No período de carnaval, a subseção de Valença da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está atuando ativamente para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres. A campanha “Eu Não Ando Só”, desenvolvida pela OAB seccional Piauí com o apoio da Comissão da Mulher Advogada e da subseção de Valença, tem contado com a colaboração de diversas instituições locais.
Felipe Rufino, presidente da OAB de Valença, destacou a importância da campanha. “A campanha ‘Eu Não Ando Só’ é uma campanha desenvolvida pela OAB seccional Piauí, com apoio da Comissão da Mulher Advogada, com apoio da Subseção de Valença e da nossa Comissão da Subseção de Valença também da Mulher Advogada. Contamos aqui com a parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, Sala Lilás, Batalhão da Polícia Militar, da Patrulha Marinha da Penha, Hospital Regional, Polícia Civil e dentre outros órgãos que abraçaram essa campanha”, explicou o advogado.
O objetivo principal é orientar e apoiar as mulheres vítimas de importunação sexual durante o Carnaval. “Estamos aqui no sentido de divulgar e apoiar, a mulher vítima de alguma importunação sexual durante esse período de carnaval. Infelizmente, a gente sabe que nesse período ainda é muito comum que isso aconteça”, disse Felipe Rufino.
A campanha também visa ampliar o trabalho social da OAB na região. “A OAB tem um trabalho social muito grande e esse é uma das metas da nossa campanha, dessa gestão, é ampliar ainda mais o trabalho social da OAB aqui na região valenciana. Então, a gente sempre tem parcerias, a gente tá tendo contato com todas as instituições e graças a Deus estamos tendo uma receptividade muito grande”, afirmou Dr. Felipe.
A advogada Kássia Fernanda vice-presidenta da Subseção reforçou a importância da parceria com diferentes órgãos para a segurança das mulheres. “A nossa obrigação enquanto instituição é sempre zelar pela segurança das mulheres, nós fizemos uma parceria junto com a Secretaria de Saúde, com a Segurança Pública, com a Polícia Militar, para tentar resguardar a mulher de todas as formas que ela precisar e mostrar que nós estamos aqui e que nós não vamos aceitar. No Carnaval, as pessoas tendem a ficar mais livres e ter a falsa sensação de que pode fazer tudo, e não pode, e aí a nossa campanha é justamente estando presente em todos os locais para replicar essa ideia e dizer que nós estamos aqui, que nós estamos juntos, que você não está só”, frisou.
A OAB, além de defender os advogados, também atua em prol da sociedade como um todo. “Nós defendemos a sociedade como um todo, enquanto advogados, particularmente para nossos clientes, e no total é um trabalho para a sociedade mesmo, em prol da sociedade, uma sociedade toda segura, uma sociedade toda tranquila, é um benefício para todos”, reforçou a advogada Kássia Fernanda.
A ex-presidenta da subseção, Martalene Anjos, também destacou o comprometimento da OAB com a causa das mulheres. “Estamos aí já encampando uma nova campanha e estaremos sempre com esse olhar voltado para a mulher, voltado para coibir a violência contra a mulher e tantas outras situações que a mulher é vulnerável e que nós temos que estar lutando”, defendeu a advogada.
Com ações como esta, a OAB de Valença reafirma seu compromisso com a proteção e o bem-estar das mulheres, especialmente durante períodos festivos como o Carnaval.