Paixão de Cristo emociona e atrai milhares em Valença na edição 2025 do tradicional espetáculo
A CIA de Teatro Os Desfraldadores de Valença do Piauí apresentou nesta terça-feira (15), a Paixão de Cristo, edição 2025. A encenação já acontece há 30 anos e se tornou uma tradição na Semana Santa dos Valencianos. Em um novo local, a apresentação aconteceu em frente ao casarão, antigo Bar da Glória. Esse ano a encenação ganhou o reforço das companhias Raízes Daqui de Valença e Dramarte de Elesbão Veloso.
Reconhecida como uma das maiores encenações do tipo no estado, a Paixão de Cristo de Valença do Piauí reuniu entre 1.500 a 2.000 espectadores no Centro Histórico da cidade. O espetáculo, que retrata os últimos momentos de Jesus Cristo, foi marcado por inovações no figurino, no cenário e pela participação de novos talentos locais e de municípios vizinhos.
O evento é um dos maiores do Piauí e recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Valença através da Secretaria de Cultura, do governo do Piauí com a Secretaria de Cultura do estado e da Associação Cultural e Esportiva Xamegão da 15.
O ator José Cláudio que interpretou a tentação de Jesus falou de como a história de Cristo se renova a cada apresentação. “Embora seja a história talvez mais contada e mais conhecida, mas sempre emociona e traz reflexões diferentes, porque embora sejam muitas as formas contadas, mas cada uma tem a sua tradução própria para quem assiste, porque o público se renova, o elenco se renova e ela pode ser contada a qualquer tempo e em qualquer lugar, sempre vai haver uma mensagem nova para que se possa absorver”, destacou.
James Hércules foi o ator escolhido esse ano para fazer o papel de Jesus destacou a satisfação em fazer o papel principal. “Eu só tenho agradecimentos, pela primeira vez eu recebi o convite para interpretar Jesus Cristo e havia passado por vários personagens, mas é a primeira vez como Jesus, me sinto muito grato pela oportunidade que o Raimundo me deu, agradeço a Prefeitura, a Secretaria de Estado que apoiou a gente e tudo, e principalmente a Associação Cultural e Esportiva Xamegão da 15”, agradeceu o ator.
O diretor da companhia, Raimundo Barbosa, emocionado, compartilhou os desafios e a entrega da equipe a cada nova edição.
“Cada ano que passa é uma emoção diferente, a gente nunca se acostuma com o espetáculo, a gente pensa, tipo, aquela emoção, aquele frio na barriga, é um espetáculo que não tem, tipo assim, uma justificativa, porque é a morte de Jesus, é a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e a gente fica cada segundo, cada cena, cada ato, a gente fica com aquela emoção, ‘meu Deus, é isso mesmo que aconteceu, será que deu certo, será que vai dar certo, e a palavra é gratidão, agradecer as nossas parcerias, através da Secretaria Municipal da Cultura, do Leilivan, que a gente sabe que não mede esforço quando se fala de cultura, ao próprio governo do Estado, que viu o nosso esforço e resolveu também apoiar, ao prefeito Marcelo Costa que quando a gente procura, está disponível, quando o respeito é cultura, e a palavra é gratidão”, externou.
A ex-secretária da Secult e atual coordenadora de finanças da pasta, Ingrid Persi, também prestigiou o evento e destacou a relevância do projeto.
“Uma nova emoção, e realmente esse ano superou as expectativas, tivemos aqui na Paixão de Cristo, uma das maiores do Piauí, em Valença do Piauí, eu estou muito feliz, principalmente porque esse projeto de apoio às Paixões de Cristo iniciou esse ano na minha gestão, nós fizemos a rota das Paixões de Cristo, e de Valença do Piauí, como nós valencianos sabemos, já é uma tradição, há muitos anos vem acontecendo e esse ano, de fato, está gigante, superou as expectativas, e eu quero parabenizar os meninos, Raimundo Barbosa, o Leilivan e principalmente todos os atores que fizeram parte dessa linda encenação”, parabenizou.
O secretário de Cultura do município, Leilivan Martins, celebrou o sucesso do evento e a força das parcerias firmadas.
“Primeiro, eu quero dizer da satisfação e da felicidade que nós ficamos, eu como valenciano, como amante do teatro, da cultura, vivenciar a história do maior que é Jesus Cristo, através desse belíssimo espetáculo que encantou e tivemos muitas novidades esse ano. Primeiro, a parceria com o governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, que nos ajudou, nos apoiou, depois a presença e apoio do prefeito municipal Marcelo Costa, a inovação no elenco com figurinos, todos novos, apetrechos, acessórios, todos novos, o local, fizemos no Centro Histórico, nos casarões, antigos casarões no Centro Histórico, que deu mais uma tonalidade.”
O secretário ainda agradeceu a sua equipe da Secretaria de Cultura: “Nós temos uma equipe, ao qual eu sempre digo, é uma equipe que realmente são meus braços, minhas pernas, tudo, por trás de toda essa equipe, do trabalho do secretário tem um equipe top, e sempre eu dou mérito a eles, e em especial, a companhia de teatro, que há 30 anos vem evoluindo, vem trazendo novos talentos, novos atores, reciclando, e fazendo esse espetáculo”, concluiu.
A realização do espetáculo reforça o compromisso de Valença do Piauí com a valorização da cultura e da fé, mantendo viva uma tradição que emociona, inspira e une gerações.