Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

Piauí pode registrar chuvas mais intensas a partir de 7 de dezembro, aponta previsão

A Defesa Civil Estadual alertou, neste domingo (30), para a possibilidade de aumento das chuvas no Piauí a partir da segunda semana de dezembro. De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação, Werton Costa, os modelos climáticos indicam que as precipitações devem se intensificar especialmente no Centro-Norte do estado após o dia 7 de dezembro, conforme projeções do modelo GFS.

“A modelagem também aponta a atuação conjunta de sistemas atmosféricos do Atlântico Sul e Atlântico Tropical, o que demanda um olhar mais crítico das defesas civis sobre os riscos associados a chuvas intensas”, afirmou o diretor.

Segundo ele, a SEDEC, por meio do Centro de Gerenciamento de Riscos e da Rede Verde Laranja, seguirá monitorando os cenários e repassando informações aos municípios.

Avisos do INMET estão em vigor até 2 de dezembro

Além da previsão para a primeira quinzena de dezembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém dois avisos válidos para o Piauí, um de chuvas intensas e outro de baixa umidade.

Aviso de Chuvas Intensas (Perigo Potencial)

Válido até 2 de dezembro, 10h.

Chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia

Ventos de 40 a 60 km/h

Baixo risco de cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas

Regiões afetadas: Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste Piauiense.

0 Comentário