Valença do Piauí, 11 de fev, 2026

Prefeito de Novo Oriente do Piauí celebra salto de mais de 177% na Fluência Leitora no 2º ano

Novo Oriente do Piauí celebra uma verdadeira virada na educação, com um salto de 177% na fluência leitora entre seus alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, em apenas um ano. “Leitores fluentes” – aqueles que leem 60 ou mais palavras por minuto cresceu de 9% para 25%. Para o prefeito Afonso Sobreira, a conquista mostra que é possível transformar a realidade da alfabetização em tempo recorde.

Os dados são da avaliação de fluência leitora de 2025, conduzida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que revelam ainda que o município viu o número de crianças que ainda não sabiam ler despencar de 58% para 9%. Isso mesmo, quase todos os alunos que antes eram “pré-leitores” agora já conseguem decifrar palavras.

E as boas notícias não param por aí: o grupo de “leitores iniciantes”, aqueles que leem palavras e frases, mas ainda estão ganhando fluência, mais que dobrou, saltando de 32% para 66%, crescimento de 106% em um ano.

De acordo com o prefeito Afonso, o município vivencia um momento histórico. “O crescimento de 177% na fluência leitora de nossas crianças em um ano não é apenas um número; é a prova de que, com dedicação, parcerias estratégicas e um olhar atento para a educação, podemos transformar vidas e construir um futuro mais promissor para todos”.

“Nossos alunos são a nossa maior riqueza, e ver a maioria deles, que antes eram pré-leitores, agora decifrando palavras, enche-nos de orgulho e renova nosso compromisso com uma educação de excelência”, pontuou o chefe do executivo de Novo Oriente do Piauí.

Parceria de sucesso: transformação comprovada

Essa transformação é resultado de uma parceria de sucesso com o Instituto Alfa e Beto (IAB), que há 20 anos se dedica a revolucionar a educação brasileira com métodos comprovados pela ciência.

O IAB chegou em Novo Oriente do Piauí em 2025, trazendo programas educacionais focados em duas frentes: uma alfabetização intensiva para os pequenos do 1º e 2º ano, garantindo que aprendam a ler e escrever na idade certa, e um reforço especial para os alunos que já sabiam ler, mas precisavam de um empurrãozinho em Português, Matemática e Ciências.

O prefeito Afonso Sobreira ressalta que a educação sempre esteve entre as prioridades da gestão e que a parceria com o Instituto Alfa e Beto representou um divisor de águas para o município.

“O convênio com o Instituto Alfa e Beto foi fundamental. Tivemos acesso a materiais de excelente qualidade, acompanhamento pedagógico próximo e formação para nossos professores. Isso elevou o nível do ensino e nos permitiu reduzir os pré-leitores de 58% para 9%, além de aumentar significativamente a fluência das nossas crianças. Hoje vemos nossos alunos mais confiantes e com oportunidades cada vez mais iguais.”

Metodologia e transparência

As avaliações de fluência leitora são feitas com um aplicativo especial pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), onde os alunos leem um texto em um minuto. Os áudios são analisados por especialistas externos, garantindo que os dados sejam precisos e confiáveis. É essa transparência que confirma: o avanço de Novo Oriente do Piauí é real e serve de exemplo para toda a região na luta por uma alfabetização de qualidade.

A gestão municipal faz questão de destacar que essa vitória é fruto de um trabalho em equipe: métodos bem estruturados, acompanhamento de perto e a força de uma parceria com uma instituição tradicional como o Instituto Alfa e Beto.

“Sem dúvida, a parceria com o IAB foi uma das melhores coisas que nós fizemos na em nossa cidade, constatamos nas escolas o avanço dos nossos alunos. Hoje podemos observar a forma como eles se apresentam, como eles se colocam, na aprendizagem, e, principalmente, a fluência na leitura e o avanço dos leitores iniciais. Então, cada vez mais, podemos vivenciar os alunos sendo alfabetizados na idade certa”, comemorou o prefeito Afonso Sobreira.

Com mais crianças lendo e lendo bem, Novo Oriente do Piauí mais justo e igualitário para seus pequenos cidadãos, dando a eles a base sólida que precisam para seguir.

0 Comentário