Valença do Piauí, 20 de abr, 2025

Prefeitura de Novo Oriente inicia processo de fechamento do Lixão

O município de Novo Oriente do Piauí está engajado no processo de encerramento de seu lixão ao ar livre, alinhando-se às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e à Lei nº 14.026/2022, que estabeleceu o prazo até 2 de agosto de 2024 para que todos os municípios brasileiros desativem seus lixões e adotem soluções ambientalmente adequadas para a disposição final de resíduos.

No âmbito estadual, o projeto Zero Lixões “Por um Piauí mais limpo”, uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e o Ministério Público do Piauí (MP-PI), tem impulsionado o fechamento de lixões com apoio dos gestores como o prefeito Afonso Sobreira que nesse mandato tem o problema como prioridade.

No dia 21 de março último durante a assembleia do Conselho de Desenvolvimento Vale do Sambito o tema foi discutido com membros do Ministério Público, Semarh e gestores municipais e ficou combinado que a cidade de Ipiranga será a sede de um aterro sanitário que receberá os resíduos sólidos dos outros municípios por meio da empresa Via Limpa.

E Novo Oriente segue firme nesse compromisso, como informou o secretário de meio ambiente Keuton Ferreira, que já iniciou o processo de desativação do lixão do município com uma ação de recuperação ambiental no lixão do município.

“É o começo do fim do lixão, a gente está dando um basta de vez por todas no lixão da cidade, onde a gente vai finalizar tudo isso, vai enterrar todos os resíduos e o próximo passo será estar mandando os resíduos da nossa cidade para outros lugares” afirmou o secretário. Assista ao vídeo.

0 Comentário