Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

Prefeitura de Novo Oriente promove palestra sobre Cadastro Único e Bolsa Família

A Prefeitura de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta segunda-feira (22) uma palestra importante com o consultor e palestrante Roberto Oliveira, abordando o tema Cadastro Único e Bolsa Família. O evento aconteceu no CRAS e foi aberto a toda população.

O consultor Roberto Oliveira destacou a relevância do programa no estado. “O Estado do Piauí tem uma grande participação no Cadastro Único e Bolsa Família, um trabalho de longa data, onde o estado se esforçou, abraçou a causa e incluiu várias famílias no Cadastro Único e assim também muitas dessas famílias passaram a ser contempladas com Bolsa Família e tantos outros programas sociais do governo”, pontuou.

Roberto também reforçou os impactos positivos da iniciativa. “É um programa estratégico porque melhora a alimentação, melhora também indicadores de saúde, educação e hoje tanto no Piauí, no Brasil, como aqui também no município, hoje nós estamos já colhendo os frutos dessa importante política pública que tem trazido melhorias na diminuição da desigualdade, no combate à fome e à pobreza”, frisou.

A coordenadora do programa no município, Suzyane, ressaltou a importância de manter os dados sempre atualizados.

“Para poder a pessoa receber o Bolsa Família tem as condicionalidade, que são as condições para poder receber, e tem que ter o cadastro atualizado, tem que estar com a vacina em dias, o acompanhamento no pré-natal e a frequência escolar, é por isso que a gente trouxe o nosso palestrante Roberto Oliveira para poder trazer mais informações claras e a população para tirar todas as dúvidas”, disse.

O secretário de Assistência Social, José da Cruz, falou sobre o alcance do programa no município.

“Isso é mais um passo importante aqui no nosso município, trazer o palestrante Roberto Oliveira, falando sobre Cadastro Único, Bolsa Família e vários outros programas que incluem o Cadastro Único, é uma forma de levar a melhor informação para a nossa população, a população mais carente do nosso município”, destacou.

Ele também apresentou dados locais. “Nós temos mais de mil famílias assistidas pelo Bolsa Família e acima de 1.700 famílias assistidas pelo Cadastro Único. Então, a gente tem sempre essa preocupação que as famílias não tenham a perca do seu benefício, como bloqueio, como suspensão, cancelamento, não, por isso a gente traz aqui essa palestra, traz a Secretaria de Assistência, Educação e Saúde, que é o tripé, onde as condicionalidades acontecem para evitar esse tipo de transtorno para a nossa população”, enfatizou.

O prefeito Afonso Sobreira também destacou a relevância da ação. “Nós sabemos que a população novorientina grande parte faz parte do cadastro único e do Bolsa Família e é sempre muito importante ter oportunidades de tirar todas as dúvidas com relação a seus direitos, deveres, obrigações, porque é fundamental manter esse cadastro atualizado para que tenha acesso a todos os benefícios do governo federal e também do governo estadual”, alertou.

Por fim, o gestor reforçou a responsabilidade conjunta entre cidadãos e município. “O cidadão entra com essa participação, com as informações, com a frequência, com a vacina, com tudo que é necessário para ter acesso a esses benefícios, e o município faz esse cadastramento em dias, mantendo as informações atualizadas, enviando para o governo federal para que não exista solução descontinuidade com relação aos seus benefícios”, ressaltou o prefeito.

.

0 Comentário