Presidente da Câmara de Valença faz balanço de 2025, anuncia modernização e confirma concurso público
O presidente da Câmara Municipal de Valença do Piauí, vereador Benoni José, avaliou de forma positiva o ano de 2025 no Poder Legislativo durante entrevista concedida ao Portal V1. Ele destacou a atuação dos parlamentares, falou sobre a responsabilidade dos vereadores, anunciou a modernização do sistema de votação e confirmou a realização de concurso público para 2026.
Ao fazer um balanço dos trabalhos do Legislativo, Benoni ressaltou que a maioria dos projetos analisados ao longo do ano teve aprovação expressiva por atender às demandas da população valenciana.
“foi um ano que realmente o Poder Legislativo fez muito, aprovou muitos projetos, os projetos que foram para lá, 99% deles foram aprovados porque foi em benefício à população valenciana, então a Câmara hoje está de parabéns com seus pares, realmente foi um trabalho exemplar”.
Durante a entrevista, o presidente também abordou o papel do vereador na fiscalização do Executivo Municipal, afirmando que essa função deve ser exercida com responsabilidade, seriedade e comprovação dos fatos.
“O vereador, ele tem que ter um jogo de cintura e fazer a coisa correta, não querer fazer denúncias em vão tem que fazer a coisa certinha, tem que levar a prova, ter todos os compromissos com seriedade com o nosso município, porque não adianta eu querer crucificar alguém se eu não tenho como comprovar”.
Outro ponto destacado foi a modernização da Câmara Municipal, que em 2026 passará a contar com sistema eletrônico de votação. A iniciativa, segundo o presidente Benoni, vai facilitar os trabalhos legislativos e tornar as sessões mais organizadas.
“Eu já estou com tudo programado para a gente colocar um telão as sessões, elas são todas escritas manual e a gente colocando esses telões com os tablets, vai ser tudo na era digital, que é muito importante, facilita tanto para o mesário que está lá, como para a gente na hora que precisar de qualquer projeto, vai estar lá nos computadores”.
Ao encerrar a entrevista, o presidente confirmou que a Câmara realizará concurso público para o cargo de controlador, atendendo a uma solicitação do Ministério Público. O edital deve ser lançado entre os meses de janeiro e fevereiro.
“O promotor me pediu que a gente fizesse o concurso público para o controlador e a gente atendeu e agora de janeiro para fevereiro, com certeza o concurso vai sair e a gente vai estar fazendo o dever de casa” afirmou Benoni José.