Primeira Amostra de Saúde Mental destaca talentos e autonomia de pacientes do CAPS em Valença
A Secretaria de Saúde de Valença do Piauí, por meio do CAPS I e do CAPS AD, realizou nesta terça-feira (02) a primeira amostra de saúde mental no terminal rodoviário do município. O evento reuniu artesanato, culinária, atividades produzidas pelos próprios usuários dos Centros de Atenção Psicossocial, valorizando talentos, incentivando autonomia e promovendo inclusão social.
A feirinha do CAPS I apresentou peças artesanais confeccionadas pelos pacientes, que puderam expor e vender seus trabalhos, gerando renda e contribuindo para a desconstrução de estigmas associados à saúde mental. Já a oficina de dindin e pastel, também desenvolvida pelos usuários, integra um projeto pedagógico que trabalha higiene, empreendedorismo, cálculo de custos, práticas de cozinha e trabalho em equipe, estimulando o desenvolvimento de competências para a vida e para o mercado.
A coordenadora do CAPS AD, Isonara Ferreira, destacou a importância do momento para fortalecer a autoestima e mostrar à comunidade o potencial dos pacientes. “É importante porque ela mostra o que eles produziram, o que eles estão fazendo lá no CAPS, porque às vezes, o pessoal critica, ‘ah, vai morar no CAPS, você vai fazer o quê?’ Então eles desenvolvem as habilidades que ele tem”, ressaltou.
De acordo com Isonara, diversas atividades são trabalhadas ao longo do ano, incluindo artesanato e gastronomia. Nesta amostra, o foco foi a produção alimentar. “Hoje a gente trouxe pra eles só a oficina que a gente já vem desenvolvendo, ‘Os sabores da nossa cultura’, que são produtos que eles podem fabricar na casa deles, são produtos que têm um custo não tão caro. E que eles possam estar fazendo e adquirindo com isso renda também”, explicou.
A coordenadora celebrou também os avanços registrados durante o ano. “Esse ano foi um ano bem promissor, a gente desenvolveu muitas ações, a gente desenvolveu muitos projetos e a questão da gente tratar ele em liberdade é bem melhor. A gente vê que eles têm um avanço, principalmente na questão de querer, de querer mostrar, querer mostrar aquilo que eles sabem, de querer mostrar o que eles conseguem fazer”, avaliou.
A secretária de Saúde, Rafaella Sampaio, elogiou o trabalho das equipes e reforçou o compromisso com a expansão da iniciativa. “Parabenizar a equipe do CAPS, CAPS I e CAPS AD, em nome das coordenadoras, o qual a gente sabe que está sendo muito bem conduzido, e agradecer a dedicação de todos os profissionais e o empenho para que eles possam capacitar os nossos pacientes, realmente enxergar o dom que eles têm, para que sejam produzidos todos esses produtos, como a gente mostrou aqui”, afirmou.
Rafaella destacou ainda que a gestão pretende ampliar as próximas edições. “Nós pretendemos fazer uma bem maior, ampliar, porque eu fiquei muito satisfeita e feliz com o que eu pude encontrar aqui ao chegar hoje, uma produção tanto da parte alimentícia como uma produção também de artesanato, é parabenizar toda a equipe e principalmente parabenizar os nossos pacientes em estarem indo se cuidar e também estarem se dedicando a produzir todos esses artigos”, disse.
A secretária finalizou enfatizando o papel da inclusão e do cuidado humanizado. “Quando a gente acolhe, a gente cuida, a gente vai iniciar um tratamento, e principalmente incluir dentro da sociedade, porque essas pessoas precisam ser cada vez mais valorizadas para que elas entendam a importância delas para a nossa sociedade, e é valorizando esse trabalho, valorizando esses dons que diariamente que eles desenvolvem nas nossas unidades de tratamento e demonstrando também para toda a nossa população que a gente consegue fazer com que eles acreditem na força deles mesmos”, concluiu.
A amostra marcou um passo importante na valorização das potencialidades dos usuários do CAPS e no fortalecimento das ações de saúde mental no município.