Procissão de Passos reúne multidão em Valença do Piauí mesmo com chuva
A fé católica se fez presente de forma marcante em Valença do Piauí com a realização da tradicional Procissão de Passos, realizada nesta sexta-feira, 11 de abril. A Procissão de Passos iniciou com a celebração na igreja de São Benedito e, em seguida, procissão pelas ruas da cidade. Um fato curioso é que boa parte da caminhada foi com chuva e, mesmo assim, os fiéis permaneceram realizando uma grande procissão pelas ruas da cidade.
Durante o percurso, a imagem do Bom Jesus dos Passos junto com Nossa Senhora foram conduzidas com paradas em residências de fiéis, representando as catorze estações da Via-Sacra, relembrando o sofrimento de Cristo até sua crucificação. O encerramento aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição.
Além do Padre Wanderley Moraes e do Diácono Rogério Carvalho, participaram da Procissão de Passos, o Pároco de São Francisco de Assis, Padre Davi, também o filho dessa terra, padre Edvaldo Barbosa e o padre da Paróquia de Água Branca, Padre Miguel Júnior, ele estava acompanhado do Diácono temporário Sávio.
A caminhada penitencial se destacou pela presença marcante dos fiéis, muitos trajando roxo (cor litúrgica da Quaresma), outros com os pés descalços em sinal de sacrifício ou gratidão por gracas alcançadas. Velas foram erguidas ao longo do caminho, símbolo da fé e da luz de Cristo.
Padre Miguel Júnior, que já foi pároco de Valença e hoje está à frente da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, falou sobre a emoção de retornar à cidade.
“É algo muito gratificante a gente poder voltar, ver a fé do povo, o entusiasmo, a permanência, perseverança, mostra pra nós este vigor de ser igreja, de ter zelo e amor ao Bom Jesus, a Nossa Senhora e a esta antiga caminhada de Bom Jesus dos Passos, então ao povo de Valença, a minha gratidão, o meu zelo, meu amor, meu carinho, minha oração e que vocês possam sempre continuar bebendo sempre na fonte do amor de Deus que é inesgotável, e que Nossa Senhora seja a vossa proteção”, desejou.
Ele também deixou uma mensagem para a comunidade: “Vamos juntos nesta Semana Santa viver os passos de Jesus e viver os momentos de oração que a Igreja nos proporciona, um abraço a todos”, convidou o sacerdote.
Padre Wanderley Moraes, pároco de Nossa Senhora do Ó e Conceição, destacou o simbolismo da caminhada mesmo sob chuva. “Uma alegria, a gente poder contar com a presença do povo de Deus nessa procissão, nesse dia do encontro de Nossa Senhora com o seu Filho, chamada de sexta-feira dos Passos, e vê que o povo não deixou de caminhar. Um grande número de pessoas, fiéis na caminhada com Jesus e Nossa Senhora. Então muita gente, só gratidão, que Deus abençoe a todos”, agradeceu.
Ele também celebrou a presença de outros padres e diáconos na ocasião. “Nós tivemos aí a presença dos padres, amigos, tinha mais que queriam vir, mas não foi possível, mas ficamos muito felizes também com os padres, porque isso também mostra a unidade presbiteral da Igreja de Teresina, aqui na paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição neste dia, também com o diácono permanente Rogério, o diácono temporário Sávio que veio com o padre Miguel Júnior, nossa gratidão também a eles”, externou.
Por fim, o pároco convidou a comunidade para seguir participando das celebrações da Semana Santa, destacando os horários das missas de Páscoa: “E no domingo nós teremos as Missas nos horários de costume, celebrando o domingo de Páscoa, às 08 horas a Santa Missa aqui na matriz, às 10 horas na comunidade Isidória, 17 horas na capela de Nossa Senhora do Carmo e às 19 horas da noite aqui na igreja matriz novamente. E com isso, Feliz Páscoa a todos, desejo desde já uma ótima Semana Santa e uma Páscoa abençoada a todos”.
A Procissão de Passos segue sendo um dos momentos mais emocionantes da Quaresma em Valença, reunindo fé, tradição e comunhão.
.