Projeto “Mente em Foco” abre atendimentos gratuitos para diagnóstico de TEA em Valença do Piauí
Aconteceu na tarde deste domingo (7), no CETI Maria Antonieta, em Valença do Piauí, a abertura oficial do projeto Mente em Foco, que estará realizando atendimentos no município pelos próximos três dias, na Creche Deyanne Lima Verde, localizada próximo à Prefeitura Municipal.
O Mente em Foco oferece atendimento médico especializado para crianças de 3 a 10 anos e, em casos de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), garante a emissão gratuita do laudo definitivo. O objetivo é facilitar o acesso das famílias a consultas e avaliações que, muitas vezes, são difíceis de agendar na rede pública ou têm alto custo no setor privado.
A solenidade contou com a presença dos deputados Franzé Silva, idealizador do projeto, Rubens Vieira e Marcus Kalume, do coordenador estadual do projeto, Vespasiano Carvalho, dos coordenadores municipais, vereador Abdonzinho da Saúde e a advogada Fátima Caetano, além da secretária de Educação Iara Costa e representantes de entidades de apoio da região valenciana.
Em sua fala, o vereador Abdonzinho da Saúde destacou o esforço conjunto para garantir o acesso ao atendimento:
“Essa busca foi feita nas secretarias de Saúde e Educação e a pessoa pode chegar até onde está acontecendo o atendimento que vai ser bem acolhida pelos profissionais. É um projeto que vai abrir muitas oportunidades principalmente para aquelas famílias que mais necessitam não só de Valença, mas como da região valenciana”, disse.
O coordenador estadual do projeto, Vespasiano Carvalho, ressaltou a qualificação da equipe multidisciplinar.
“Nossa equipe é formada por doutores desde a neuropsicóloga, da psicopedagoga até o nosso neuropediatra, o Dr. Janiel. Então nossa equipe é uma equipe que passa por constante evolução, constante treinamento, pra que possamos aplicar o melhor método e a melhor avaliação.”
A advogada Fátima Caetano, enfatizou o impacto social do diagnóstico precoce.
“A partir desse diagnóstico as crianças terão acesso ao benefício, aos direitos delas garantidos, porque com o laudo é assegurado uma assistência à educação, à saúde, assistência social. Então vai beneficiar muitas famílias. Só sabe quem vive na pele, eu digo sempre isso, e as mães atípicas sofrem muito por falta de conhecimento de acessibilidade aos direitos dessas crianças.”
O deputado Franzé Silva, idealizador do projeto, falou sobre sua experiência pessoal e reafirmou o compromisso com as famílias. Ele também anunciou a destinação de uma emenda para a ampliação do prédio da APAE de Pimenteiras, juntamente com uma ambulância, e confirmou a indicação de uma ambulância adaptada para a APAE de Valença.
Ele também falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias no acesso ao tratamento.
“A grande barreira que nós temos é exatamente o acesso às terapias, medicamentos, e nós sabemos que através desse trabalho que estamos fazendo a gente faz uma articulação com o Governo do Estado, com o Governo Federal, com os governos municipais, com as entidades, porque o que a gente quer é dar esperança pra essas famílias, especialmente para as crianças que, diagnosticando cedo, podem ter e terão uma evolução”, afirmou.
O projeto segue com atendimentos até a próxima quarta-feira, oferecendo apoio essencial a famílias de Valença e de toda a região.