Valença do Piauí, 06 de fev, 2026

Projeto Mente em Foco entregou laudos para crianças autistas em quase trinta municípios do Piauí

O projeto Mente em Foco, entregou, nessa quarta-feira (4), os laudos médicos definitivos para 50 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Floriano, região sudoeste do Piauí. Ao todo, o projeto atendeu, desde seu início, em junho de 2025, a crianças de 27 municípios. O Mente em Foco foi idealizado e é realizado pelo deputado estadual Franzé Silva (PT).

Foram atendidas crianças de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Cocal dos Alves, Caxingó, Joaquim Pires, Santo Antônio de Lisboa, Sussuapara, Pedro II, Milton Brandão, Sigefredo Pacheco, Domingos Mourão, Lagoa do Piauí, Oeiras, Santa Rosa, São João da Varjota, Colônia do Piauí, Floriano, Nazaré do Piauí, Manoel Emídio, Valença do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Aroazes, Pimenteiras e Inhuma.

O projeto já emitiu, gratuitamente, cerca 460 laudos de TEA, que são fundamentais para que as crianças tenham tratamentos e terapias corretas, bem como acesso a direitos e programas, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mais de 2.000 crianças, de 3 a 10 anos de idade, já foram atendidas pelo Mente em Foco. O deputado Franzé Silva destaca a necessidade de acesso ao diagnóstico para famílias do interior.

“O que estamos fazendo é levar o atendimento completo e a entrega do laudo definitivo para essas famílias do interior, que têm imensas dificuldades de acesso ao serviço médico especializado, seja pelos valores altos das consultas, seja porque em suas cidades não tem esse tipo de atendimento, forçando elas a recorrer à capital, que foca distante e gera muitos gastos, pesando no orçamento familiar”, observa Franzé.

Características do Mente em Foco

O projeto Mente em Foco funciona através de um ônibus em formato de consultório adaptado, com sala sensorial que conta com mesa para análise de escrita, painel sensorial, baú de brinquedo, piscina de bolinhas e área estofada para interação com profissionais e a família.

Todos os elementos do ônibus foram projetados com iluminação neutra para melhorar a sensibilidade visual. A equipe especializada de atendimento é formada por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.

0 Comentário