Projeto que diagnostica autistas atende a mais de duzentas crianças em Valença do Piauí
A cidade de Valença do Piauí recebeu, nos últimos dias 8, 9 e 10 de dezembro, o projeto Mente em Foco, que garante acesso de crianças de 3 a 10 anos de idade a atendimento médico e, em caso de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), emissão do laudo definitivo.
Ao todo, 216 crianças foram atendidas pelo projeto, que foi realizado na Creche Dayanne Lima Verde. As crianças foram atendidas em um microônibus adaptado com sala sensorial, por equipe formada por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.
Além de Valença do Piauí, o projeto já atendeu, desde junho deste ano, às cidades de Parnaíba, Oeiras, Lagoa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Pedro II, Floriano e Buriti dos Lopes. Mais de 2.000 crianças foram atendidas e mais de 400 laudos de autismo foram emitidos.
“Existe, hoje, uma subnotificação de casos de autismo, devido à falta de acesso de boa parte da população às consultas médicas, que são caras. O Mente em Foco, ao atender gratuitamente no interior, possibilita o acesso ao diagnóstico”, pontua o deputado Franzé Silva, idealizador do projeto.
“É fundamental que, identificado um comportamento atípico, essas crianças sejam atendidas o mais cedo possível, uma vez que, quanto antes for feito o tratamento e ministradas as medicações, melhor é a evolução e a qualidade de vida delas”, observa Franzé.
Critérios para ser atendido
Para ser atendida, a criança deve:
Ter de 3 a 10 anos de idade;
Apresentar comportamento atípico;
Estar cadastrada no CadÚnico;
Ser referenciada por profissionais da Educação, Saúde e da Assistência Social do município;
Possuir encaminhamento médico/profissional da área;
Nunca ter realizado primeira consulta ou avaliação com profissionais da área.



