Valença do Piauí, 23 de jan, 2026

Renan Filho anuncia duplicação da BR-316 entre Demerval Lobão e Monsenhor Gil

O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou, nessa quarta-feira (29), a ordem de serviço para a duplicação de 22 quilômetros da BR-316/PI que liga os municípios de Demerval Lobão e Monsenhor Gil, na região metropolitana da capital do Piauí. Com investimento de R$ 159 milhões, a obra faz parte do Novo PAC e será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo Renan Filho, a duplicação vai melhorar a mobilidade, garantir mais segurança aos motoristas e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. “Isso representa uma mudança muito grande, especialmente porque o Piauí aumentou o volume de transporte de carga, inclusive de carga pesada, nas BRs. Além de melhorar a qualidade do pavimento, estamos fazendo obras de adequação de capacidade que são transformadoras para a capital e para as saídas em direção ao interior”, afirmou o ministro.

Considerada uma das principais rotas diagonais do país, a BR-316 liga Belém (PA) ao litoral de Alagoas, passando por Maranhão, Piauí e Pernambuco. No Piauí, a rodovia é vital para escoar a produção agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) em direção ao Porto de Itaqui (MA),um dos principais eixos logísticos de exportação do Brasil.

A duplicação da rodovia não só melhora a mobilidade, mas também fortalece a agropecuária piauiense. A expectativa é que, em 2025, o estado registre um novo recorde na produção de grãos, estimada em 6,56 milhões de toneladas, com a soja mantendo-se como principal cultura e motor do agronegócio na região do Matopiba.

0 Comentário